segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Morre Afogado a Salvar Filho no Rio

Um piquenique familiar acaba em tragédia em Fão - Esposende.
Um homem, de 42 anos, morreu afogado depois de se ter atirado ao rio Cávado, em Esposende, para salvar o filho, de 14 anos, ontem à tarde. Joaquim Miranda da Silva Carvalho não sabia nadar, mas mesmo assim lançou-se à água ao ver o filho em apuros, depois do colchão de ar em que estava se ter virado. Acabou por se afogar. O corpo só foi retirado da água mais de uma hora depois. O rapaz conseguiu ser resgatado por populares.
Eram quase 16h00 quando Joaquim, a mulher e o filho estavam no Marachão, freguesia de Rio Tinto, Esposende. Tinham decidido fazer um piquenique de família perto do rio Cávado, numa zona onde os populares improvisam uma praia fluvial e tomam banho nos dias de mais calor. Apesar de viverem em Gandra, local relativamente perto do Marachão, não era frequente passarem lá as tardes de Verão.
O filho adolescente decidiu ir para a água acompanhado de um colchão de ar. A dada altura, o colchão virou-se e o rapaz começou a engolir água. Ao assistir ao atrapalhamento do filho, Joaquim atirou--se ao rio. Como não sabia nadar, acabou por desaparecer na água.
Os populares que na altura estavam perto da família conseguiram agarrar no braço do adolescente e tirá-lo da água. Mas ninguém conseguiu resgatar o pai.
Joaquim Carvalho esteve uma hora dentro de água, até que alguém o conseguisse avistar. Foram necessários dez mergulhadores, de Esposende e Fão, para resgatar das águas do rio Cávado o corpo do afogado. Apesar das tentativas de reanimação por parte do INEM, Joaquim não sobreviveu. O filho recebeu apoio psicológico e refugiou-se em casa com a mãe.
CM/Ana Sofia Coelho

2 comentários:

  1. Nem fardados como deve de ser esses ditos bombeiros estão, é por existirem corporações de bombeiros assim que os bombeiros portugueses estão onde estão

    ResponderEliminar
  2. Os Bombeiros são um orgulho para todos nos...sem eles quem seriamos nós? Estive no local do acidente e digo desde já que os Bombeiros Voluntarios de Fão fizeram um excelente trabalho...muitos Parabens pelo trabalho que desenvolveram...

    ResponderEliminar