domingo, 13 de setembro de 2009

Incêndio Mata Bombeiro

Um bombeiro voluntário da corporação de Armamar morreu carbonizado, ontem de madrugada, quando dormia numa casa da família em Lampassa, Armamar.
Fernando Miguel Cardoso, professor e que completaria 27 anos no final do mês, foi traído pelas chamas que tantas vezes combateu. O incêndio destruiu por completo a arrecadação onde costumava reunir os amigos para convívios.
No quartel, imperava ontem um silêncio profundo, apenas abalado por lágrimas e abraços de dor entre os colegas da vítima.
O alerta foi dado por vizinhos, pelas 06h30, mas já nada havia a fazer. O tecto do edifício tinha desabado e Fernando, que dormia no piso de cima, ficou preso nos escombros.
"Pela posição do corpo ele ainda tentou sair do quarto. Mas o chão acabou por desabar e deixá-lo no andar de baixo", contou ao CM José Igreja, comandante dos bombeiros de Armamar, que combateram as chamas que deflagraram, ao que tudo indica, devido a um curto-circuito.
"Era um grande amigo, um rapaz educado e sempre pronto a ajudar os outros", descreveu António Gouveia, um dos muitos voluntários que não conseguia segurar as lágrimas. O cadáver foi levado para o Instituto de Medicina Legal para ser autopsiado. O funeral deve realizar-se amanhã.
PORMENORES
DUAS MORTES EM 4 ANOS
É a segunda vez, em quatro anos, que a corporação de Armamar perde um voluntário. Em 2005, uma bombeira morreu afogada no rio Douro.
DOCENTE
Fernando era professor nas escolas do concelho de Armamar e era muito acarinhado devido à participação num projecto de cariz social dedicado a crianças e jovens.
COLEGAS REGRESSAM
O alerta foi dado cerca das 06h30. Foram mobilizados 24 homens e cinco viaturas. Os voluntários que combatiam um incêndio em Cinfães foram autorizados a regressar a casa.
Iolanda/CM

1 comentário: