quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Morreu Mulher Internada no Hospital de Penafiel

O número de vÍtimas mortais do acidente que envolveu um carro e um comboio na linha do Douro em Baião elevou-se hoje para cinco com a morte da mulher, de 60 anos, que se encontrava internada no Hospital de Penafiel, disse à Lusa fonte hospitalar.
No hospital de S. João no Porto mantêm-se internados dois feridos graves do mesmo acidente, dois jovens de 15 e 16 anos.
Não foi possível obter até ao momento informações actualizadas sobre o estado de saúde destes feridos, dos quais um, politraumatizado, encontra-se internado nos cuidados intensivos, em estado grave, com "prognóstico muito reservado", segundo informações prestadas terça-feira à tarde pelo "S. João".
O acidente ocorreu cerca das 06:00 de terça-feira, numa passagem de nível sem guarda na Linha do Douro no lugar de Ponte Quebrada, freguesia de Santa Leocádia, concelho de Baião.
Viajavam Sete no Carro e Morreram a Sair de Casa

Vítimas iam para passeio a Fátima, organizado pela Câmara de Baião, quando o carro, com dois passageiros a mais, foi abalroado pelo comboio que seguia da Régua para o Porto. Descuido do condutor estará na origem do desastre em passagem de nível sem guarda.
O dia em Santa Leocádia, no concelho de Baião, era de excursão a Fátima, mas acabou em tragédia. Por volta das 05.50, uma viatura ligeira onde iam sete pessoas, com três delas nos lugares dianteiros, foi abalroada pelo comboio que ligava Régua ao Porto, ao atravessar uma passagem de nível sem guarda da Ponte Quebrada. Dos sete ocupantes quatro faleceram e outros três ficaram feridos com gravidade, um em estado muito crítico.
Manuel Pereira, presidente da Assembleia de Freguesia local, que mora a poucos metros do local, estava a preparar-se para sair de casa quando ouviu passar uma viatura. "O carro não parou. Ouvi-o a passar e logo a seguir o comboio a apitar, seguido de um estrondo", diz. No interior do veículo, conduzido por Sérgio Pereira, de 55 anos, que também morreu seguiam sete pessoas. No lugar do passageiro ia Marco Soares (16) e entre os dois lugares o presidente da Junta de Freguesia local, Manuel Guedes, de 55 anos (na foto). Atrás seguiam as outras quatro vítimas.
Sérgio, diz Manuel Pereira, ajudava a transportar alguns moradores para o local de encontro com os autocarros alugados pela Câmara de Baião, algo habitual pois estes veículos não acedem a alguns lugares da freguesia. Manuel Guedes, que já tinha sido presidente da junta oito anos antes de ir para a Alemanha, era dono de um restaurante, presidente da junta há quatro anos e ia recandidatar-se pelo PS. "Era um bom homem, sempre pronto a ajudar", diz o presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro.
Em casa da família Lucas, os sete filhos não conseguiam acreditar. No carro iam Manuel Lucas, de 67 anos, e a esposa Maria José Lucas, de 61. Ele morreu, ela está em estado grave, mas estável, no hospital de Penafiel. Com o casal iam ainda os netos Pedro Miguel Monteiro (15) e Marco Soares, que foram transferidos em estado grave para o hospital de São João, no Porto, com Marco em estado "muito crítico". Alberto Monteiro, primo da família, conta que não era muito habitual o casal ir aos passeios.
Embora o acesso à travessia tenha pouca visibilidade, ainda era de noite quando se deu o acidente e o "comboio ia com os faróis ligados, pelo que o condutor deveria pelo menos ver as luzes", conta Ricardo Bexiga, administrador da CP, "O maquinista diz que o carro apareceu de repente e que só conseguiu parar o comboio a meio da ponte", refere. Para apurar as causas do sinistro será criada uma comissão de inquérito.
Ambulância Onde Ia Ferido Teve Acidente
A ambulância dos Bombeiros de Baião onde seguia um dos feridos da colisão teve um acidente à saída das portagens de Penafiel.
Fonte da corporação disse que o condutor de um ligeiro, num cruzamento, ao aperceber-se da marcha urgente da ambulância tentou travar, mas entrou em despiste por o piso estar molhado e embateu lateralmente no veículo.
Dois bombeiros que acompanhavam o ferido sofreram ferimentos ligeiros e o motorista não teve qualquer problema.
O 2.º Comandante Orlando Rodrigues referiu que "o estado do ferido não foi agravado por este acidente" e que os bombeiros e o ferido foram levados para o hospital por uma ambulância da Cruz Vermelha que passou no local.
DN

Sem comentários:

Enviar um comentário