quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Concelho de Seia um Dos Mais Atingidos Pelas Trovoadas nos Últimos Dias

Anteontem, a trovoada fustigou com queda de raios algumas áreas afectas ao Parque Natural da Serra da Estrela, Cabeço de Santo Estêvão - Seia e Vale de São Bento - Loriga, o que causou incêndios de pequenas e médias proporções. Os Bombeiros no incêndio de Loriga sentiram imensas dificuldades em extinguir as chamas devido à falta de acessos e à escassa actuação dos meios aéreos, estes não puderam actuar de imediato devido às condições meteorológicas, o que causou maior área ardida.

Ontem, também na cidade de Seia, desde o período das 17 até às 22:00 horas, os Bombeiros de Seia em conjunto com os elementos da Vigilância do Serviço Municipal da Protecção Civil não tiveram descanso quanto a incêndios causados por relâmpagos, acidentes de viação com gravidade, queda de árvores nas principais vias de entrada à cidade (EN 17 cortada por alguns minutos) e enxurradas de água e lama em arruamentos públicos de algumas Freguesias. Estas ocorrências incidiram na parte norte do Concelho, colidindo ao mesmo tempo e num perímetro de cerca de 20Km.

Já no dia de hoje, o terceiro consecutivo, o Concelho esteve de novo sob o flagelo da trovoada mas que não passou de relâmpagos remotos e forte precipitação nas encostas da Serra (entre os 700 e os 1600 metros de altitude) onde se encontravam já posicionados alguns meios de socorro, preparados para actuar sobre eventuais focos de incêndio visto ser uma área propícia a queda de raios mas felizmente não foi necessário agir.

Nas várias ocorrências estiveram implicadas várias entidades da Protecção Civil: GNR de Seia, SIV de Seia, Bombeiros de Seia, S. Romão e Loriga, Vigilantes Municipais e Sapadores Florestais da Urze e Municipais de Seia tendo como principais coordenadores nas operações o 2°. Sargento Rodrigues (GNR de Seia), os Comandantes Virgílio Borges (CB de Seia), Serafim Barata (CB de S. Romão), António Alves (CB de Loriga) e o Engenheiro Artur Costa (Delegado do Serviço Municipal da Protecção Civil de Seia).
Clique sobre as Fotos para ampliar




Enviado por: majo

9 comentários:

  1. Homens valentes e de coragem, mereceis todo o respeito do ser humano.
    Gostei deste texto onde frisa também não só aqueles que dão o esforço físico como aqueles que estão por trás do pano, e com todo respeito um grande bem hajam amigos do povo.
    O texto dignifica mais ainda os homens que prestam e se arriscam dando o melhor dos melhores em trabalhos de socorro.
    Parabéns a todos vós e ao autor do blog que continue o seu trabalho, o povo fica grato pelo valiosíssimo empenho.
    Um abraço
    Augusto S. Campos Eng.

    ResponderEliminar
  2. TOMARA QUE O MEU CB ESTIVESSE ASSIM EQUIPADO, ATÉ PARA O ABATE RAMOS VÓS TENDES FATOS ESPECIAIS PARA AS PICADAS DE INSECTOS; UNS COM TANTO E OUTROS COM NADA!!!

    ResponderEliminar
  3. digam-me la akeles insektos eram abelhas ou borboletas??? a mim mais me parecem-me corvos...... olha olha, uma ferrada dakelas bem k me levava a cicurgia vai la vai!!!! kem és tu homem korajoso?
    bombeiro de seia, só pode......

    ;-)

    ResponderEliminar
  4. Ó chefe, não sabia que deste em epicultor, mas bem, valeu a pena o teu valioso trabalho. Cumprimentos do teu amigo de trabalho dos bombeiros de Seia e cumprimentos a todos aqueles que têm andado no terreno ao serviço do povo

    ResponderEliminar
  5. cumprimentos a todos bombeiros e vigilantes do conselho de seia.
    dragões vermelhos e tigrões amarelos somos do melhor a trabalhar em equipa.
    ass: vigilante florestal de seia

    ResponderEliminar
  6. deixem passar os canarinhos da camara!!! agora e sempre tigroes forever. os tigroes nao dormen descansam. he he
    um abraço pessoal

    ResponderEliminar
  7. Caro anonimo de 11 de Setembro de 2009 0:52, cada CB tem o que tem... Mas nao fales do k n sabes. O fato de protecção foi cedido pela Camara (SMPC) para aquela operação.
    Mas nem que fosse do CB era igual... Provavelmente o teu CB também tem equipamentos que este nao tem... É assim que vao os bombeiros portugueses! É o país que temos. No entanto os bombeiros devem ser gratificados e deve ser reconhecido o seu trabalho. Com bom material outras vezes com material menos bom, outras vezes até sem os equipamentos necessários, mas fazem o seu trabalho, sujeitam-se a muita coisa!

    Cumps

    ResponderEliminar
  8. Todos os bombeiros e vigilantes florestais do concelho de seia merecem um bem-haja...pelo esforço e dedicação! Às vezes mesmo s/ condições tem que fazer o que lhes aparece pela frente...eles sao pau pa toda a colher!

    ResponderEliminar
  9. Aqui não houve nomes... nem protagonismos, apenas Homens "bons"
    esta é, e sera sempre a a minha filosofia de vida...
    Bem haja a todos... Fernando Amaral

    ResponderEliminar