sábado, 4 de julho de 2009

Três Novos Casos

Infectados no país sobem para 41 com anúncio de três novos casos de Gripe H1N1.
A ministra da Saúde garantiu hoje não haver motivos para alarme, apesar dos oito novos casos de infecção pelo vírus da Gripe A (H1N1) nas últimas 24 horas, dois dos quais por transmissão directa

«O surgimento de casos de transmissão directa já era esperado pelas autoridades de saúde pública, tendo em conta a evolução natural da epidemia. Não há situações para alarme, há situações para alerta», afirmou Ana Jorge, em conferência de imprensa.

Já durante o dia de hoje, o ministério da Saúde tinha adiantando que a existência de mais cinco casos - dois por contágio directo - confirmados de infecção pela Gripe A, situando-se então nos 38 o número total de pessoas infectadas em Portugal.

A estes casos juntam-se mais três - o de uma criança de 13 anos, que vinha de Londres e está internada no Hospital de S. João do Porto, uma mulher de 26 anos, oriunda de Valência, que se encontra nos Hospitais Universitários de Coimbra, e um menino de três anos, internado no Hospital D. Estefânia, depois de ter vindo do México.

«O ministério da Saúde mantém as medidas de prevenção já tomadas e que têm como objectivo a imediata localização e contenção dos casos», disse Ana Jorge, reforçando a importância de lavar as mãos e não reutilizar lenços.

Em caso de suspeita de infecção pelo vírus da Gripe A, o contacto inicial com a Linha de Saúde 24 garante ao utente o transporte imediato, pelo INEM, para um dos hospitais de referência, em condições que salvaguardam a sua saúde e a das pessoas que com ele contactam, diminuindo o risco de contágio da infecção.

Lavar bem as mãos e proteger a boca e nariz em caso de espirro ou tosse, usando lenços de papel imediatamente inutilizados, deve ser um dos cuidados a seguir.
O Ministério reforça a recomendação de uma atitude consciente e responsável por parte dos cidadãos, que, em caso de infecção, devem manter-se isolados, evitando a propagação do vírus e protegendo, assim, aqueles que os rodeiam.
Lusa / SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário