quinta-feira, 23 de julho de 2009

Avião Português Ajuda no Combate aos Fogos

Portugal vai enviar um avião anfíbio para ajudar Espanha a combater uma vaga de incêndios que já matou cinco bombeiros.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) salienta que parte hoje, quinta-feira, às 16:00h, da Base Aérea de Seia, distrito da Guarda, um avião anfíbio Canadair CL-215, que ficará na Base Aérea de Matacan, em Salamanca, para ajudar as autoridades espanholas no combate às chamas.
O pedido de ajuda partiu da Direcção-Geral de Protecção Civil e Emergência de Espanha, face à vaga de incêndios que está a fustigar o território espanhol.
"Atenta à proximidade com o território nacional, caso exista uma situação de extrema gravidade em Portugal, este meio aéreo poderá regressar de imediato ao país e voltar a integrar o dispositivo português", salienta a ANPC.
Com a aeronave seguem o comandante José Pereira, um co-piloto e um oficial de ligação da ANPC.
Espanha encontra-se neste momento "a ser alvo de uma severa vaga de incêndios florestais", que já causou pelo menos cinco mortos além de danos materiais, destaca a nota.
Praticamente todo o território continental espanhol encontra-se em risco máximo de incêndio, mas as regiões mais afectadas pelos fogos têm sido Catalunha, Aragão, Valência e Castela e Leão.
Esta quinta-feira, morreu um bombeiro de 50 anos, em Aragão, que conduzia uma viatura de combate ao fogo. Na segunda-feira, outros quatro bombeiros ficaram cercados pelas chamas e morreram, na Catalunha.
JN
(Última hora) O Canadair já se encontra em Salamanca desde o final da tarde de hoje e pronto a operar amanhã de manhã por terras de Catalunha ou Castela Leon. Fonte: RFM

Sem comentários:

Enviar um comentário