segunda-feira, 6 de julho de 2009

Centenas de Bombeiros Prontos Para o Combate

Equipas helitransportadas, bombeiros e GNR estão prontos.
Diariamente serão 277 homens e mulheres bombeiros, em todo o distrito, prontos para combater as chamas e defenderem a floresta e as populações, durante a denominada fase “Charlie”, que se iniciou a 1 de Julho e que se prolongará até 15 de Outubro.
Em cada uma das 26 corporações haverá Equipas de Combate a Incêndios (ECIN) e Equipas de Logística e Apoio ao Combate (ELAC). Em Vale de Cambra e Águeda estão os dois helicópteros que darão o apoio aéreo, que reforçam o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF).
O governador civil Filipe Neto Brandão espera que esta fase seja “calma”. “Os meios vão estar empenhados e em prontidão e espero que esta fase se mantenha favorável”, explicou ao Diário de Aveiro.
O governador civil não tem dúvidas que aquilo que depender da Protecção Civil “está devidamente assegurado”. No entanto, deixa um alerta: “Não podemos esquecer que o lema existe e faz sentido: floresta sem fogos depende de todos nós”.
Filipe Neto Brandão considerou, também, que o uso da floresta deve ser feito de maneira consciente para que nada de mal aconteça. Questionado sobre a fase “Bravo”, que decorreu entre 15 de Maio e 30 Junho, Filipe Neto Brandão foi peremptório: “Correu tudo dentro da normalidade”. Contudo, acrescentou, “houve um acréscimo de área ardida em relação ao mesmo período de 2008, mas sabemos, também, que 2008 foi um ano atípico, fora da normalidade”.
Mais meios disponíveis no país.
Segundo o Ministério da Administração Interna, este ano estará no terreno o maior dispositivo de combate a fogos registado em Portugal nos últimos anos. Rui Pereira, ministro da tutela, diz que “o país está mais bem preparado do que jamais esteve”.
Até 30 de Setembro, final da fase “Charlie”, a equipa dos bombeiros profissionais “Canarinhos” vai estar apta a intervir em qualquer parte do país, assim que sejam solicitados.
Em Portugal estão criados quatro grupos de Bombeiros Canarinhos concedidos aos distritos de Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre. Esta força será preferencialmente utilizada no ataque inicial a incêndios florestais, transportada de helicóptero ou por via terrestre.
Durante o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais de 2009, e todas as suas fases, estarão 64 meios aéreos distribuídos, dez dos quais adquiridos pelo Governo.

DAveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário