sábado, 11 de julho de 2009

Bombeiro sem Farda

Clique sobre a foto para ampliar
À esquerda, António Gonçalves Ferreira, nascido em Loriga a 29/02/1944, filho de José Ferreira e Maria do Carmo Gonçalves, casado com Isabel Aparício Ferreira, pai de Pedro e Rita, com a profissão técnico de malhas, foi um verdadeiro exemplo em termos de dedicação no âmbito do Voluntariado da nossa Vila.

Pertencente ao corpo directivo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loriga, nos finais dos anos 90, revelou-se um verdadeiro Bombeiro Voluntário sem farda.

A sua dedicação, a camaradagem para com todos os elementos do corpo activo e o espírito de ajuda em termos de logística, foram factores que não passaram despercebidos por tantos quantos o admiravam e o estimaram.

Ao soar o alarme para mais uma missão de incêndio, na mistura daqueles que se iam fardando e saindo nas viaturas, era ele que ficava no quartel uma após outra vez no intuito de ser necessário o seu préstimo, ele estava ali, pronto para ajudar no que fosse preciso.

Eram as refeições que mais o preocupavam dizendo bastas vezes, “aquela gente de trabalho duro tem que ser bem alimentada”.

Nós bombeiros, muitas vezes “longe de casa”, éramos nutridos por aquelas saborosas refeições onde as fazíamos muitas das vezes já tardiamente e pelo correr do perímetro do incêndio de vários quilómetros.

Mal sabíamos que ao estarmos a terminar aquela, já o amigo António estava preocupado em preparar a próxima quer fosse para o próprio dia quer fosse a refeição para a manhã do dia seguinte, o amigo António Ferreira, ajudado por mais algum elemento, lá estava ele, do outro lado da missão a dar o seu préstimo de voluntário.

Homem gracioso e bairrista cheio de boa disposição, fez parte da Assembleia da Junta de Freguesia, prestável ao serviço de algumas direcções de outras colectividades Loriguenses, era acarinhado por muitos dos seus colegas e amigos, grande amigo da família e estimado pela mesma, traído muito cedo pela doença que o deixou abatido sem nunca perder o seu bom humor.

Veio a pausar algumas actividades que lhe exigiam maior dedicação e em 8 de Outubro de 2006, deixou a missão da terra para continuar uma outra que Deus lhe destinou no céu.

Lembranças que se têm dele são muitas e esta fotografia é testemunha disso e em nome de muitos que acredito que lho desejem sou a pegar na palavra e dizer, Obrigado por Tudo António e Descansa na Paz do Senhor.

2 comentários:

  1. VERDADE SE DIGA, O AMIGO ANTONIO FOI UM VERDADEIRO BOMBEIRO!
    PAZ A SUA ALMA E COMO DIZ O BLOG, OBRIGADO ANTONIO.
    OBRIGADO TAMBEM AO BLOG POR NOS TRAZER BOAS RECORDACOES MESMO SENDO ELAS DE QUEM JA NAO ESTA ENTRE NOS, CONTINUE COM O SEU EXCELENTE TRABALHO E JA AGORA DEIXEM-ME REFERIR, FOI NOBRE DA PARTE DO AUTOR DO BLOG TRAZER A LEMBRANCA OS 6 BOMBEIROS QUE FALECERAM HA 3 ANOS. MUITOS ESQUECEM MAS GRACAS A DEUS AINDA HA QUEM SE LEMBRE PARA NOS FAZER LEMBRAR.
    BEM HAJAM TODOS

    ResponderEliminar
  2. Sim Sr grande Homem que fez muito pelos bombeiros de Loriga mesmo sem farda foi um verdadeiro BOMBEIRO daqueles que mesmo sem farda vivia os bombeiros como sendo sua casa....mesmo doente nunca deixou de ajudar no que fosse preciso.fui com ele muitas vezes aos tratamentos de radioterapia e quimioterapia,nos Covões e IPO de Coimbra e nunca mostrou fraquezas sempre tentava dar a volta por cima com um sorriso e uma vontade de viver....Amigo Antonio PAZ a TUA ALMA e eu sei que mesmo no CEU estaras a nos proteger e a rezar por nós...Abraços..Sub-chefe Pedro Silva

    ResponderEliminar