quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ambiente: Animais e Plantas Ameaçados

Mais de metade de espécies de animais e plantas estão em risco.

A jornalista Cláudia Arsénio conversou com o vice-presidente da Liga para a Protecção da Natureza, Carlos Teixeira, sobre as espécies de animais e plantas que estão em risco

A Liga para a Protecção da Natureza revela que, em Portugal mais de metade das espécies de animais e plantas estão em risco.

A União Internacional da Conservação da Natureza já avisou também que não vai ser atingida a meta de redução da perda de biodiversidade, em 2010, até porque nesta altura, haverá quase 17 mil espécies em risco de extinção em todo o mundo.

O lince e o lobo ibérico são as espécies mais conhecidas que estão em risco, mas em Portugal mais de 50 por cento dos animais e plantas estão ameaçados.

Cerca de 160 espécies estão na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

Carlos Teixeira, vice-presidente da Liga para a Protecção da Natureza, em declarações à TSF, deu alguns exemplos de espécies em risco.

«Temos a espécie de felino mais ameaça do mundo, o lince ibérico, também o lobo ibérico, estamos também a falar de muitas espécies de morcegos, absolutamente essenciais para a regulação das nossas populações de insectos, e também o caso de diversas aves rapinas», revelou.

A União Internacional da Conservação da Natureza já lançou o alerta de que a meta de reduzir a perda de biodiversidade em 2010, não vai ser atingida.

Carlos Teixeira refere que, actualmente, as taxas de extinção de espécies são semelhantes a situações de catástrofes naturais.

«As taxas actuais de extinção de espécies são muito superiores às que se verificaram em fases anteriores da história do homem e conseguem competir com a extinção que encontraríamos associadas a uma grande catástrofe mundial, como aconteceram na história da Terra há alguns milhões de anos atrás», frisou.

Calcula-se que, nos últimos 500 anos tenham perdido sido extintas 800 espécies de animais e plantas.
TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário