sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bombeiros Alertam Para Necessidade de Limpar o Mato

No dia em que começou a fase Charlie, a mais critica de incêndios florestais, a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) lembra que é preciso limpar o mato que a chuva tem alimentado e alerta para a necessidade de haver organização nos meios de combate disponíveis.

O mato rasteiro provocado pela chuva «pode ser um perigo» durante o combate aos incêndios, pelo que «é preciso acautelar esta situação no âmbito da prevenção», alertou o presidente da ANBP.

Apesar de admitir que existem mais meios de combate às chamas em «termos percentuais», nomeadamente meios humanos e reajustamento dos meios materiais, Fernando Curto alertou que se não houver «uma reorganização no terreno através do comando único» ou a nível municipal ou distrital, os meios podem não ser suficientes.

«Qualquer situação burocrática que impeça uma boa articulação dos meios» deve ser ultrapassada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, destacou, lembrando que o Governo fez uma grande aposta em meios aéreos.

TSF
O *bombeirospontopt* pergunta-se muitas vezes se há alguém preocupado com as florestas pois as fotos que se seguem não são testemunha disso. Os senhores que pensam "mandar nisto" falam de que "o mato rasteiro pode ser um perigo" e o nosso blog pergunta, e o lixo não?!



Fotos recortadas no dia 05JUL2009/15:00 numa das matas do Concelho de Seia na área de actuação dos Bombeiros de Loriga. É caso para perguntar, onde param os Técnicos do Ambiente do Concelho ou os seus vigilantes? Vale a pena refletir nisto...!

1 comentário:

  1. Eu também pergunto onde andam os vigilantes ou até mesmo os sapadores-vigias... Este texto vem mesmo apreceito do que eu escrevi no porta da estrela-forum sob entitulado "VERGONHA"
    ( http://www.portadaestrela.com/forum/message.asp?IdMsg=9129&IdForum=1#m9129 ),
    ora vejam só!

    Peço desculpa pelo incómodo. Pois vou ser incómodo e talvez incomodado.Parece assunto das coisas incriveis, mas é a pura realidade. Acontece num País da União Europeia, que mais parece um País do Continente Africano e dos mais pobres e ignorantes.Estou a falar-vos de Concursos Públicos a determinados sectores da Vida Humana. Aconteceu aqui em Seia um Concurso Público a Sapadores e a Vigilantes Florestais. Concurso este que foi publicado no Diário da República e com data prevista para o inicio dos trabalhos o passado dia 1 de Julho.Houve candidatos de diversos lugares do País. o Caricato é que a convocação dos candidatos a concurso foi em grande numero e mais a convocação para entrevista era para muitos ás 9.00 da Manhã de um determinado dia. Muitos pensavam que fosse Entrevista Colectiva, mas acabou por ser individual e alguns tiveram que gramar um segundo dia á espera da entrevista. Mas o mais importante é que todos foram pontuais, menos os entrevistadores, pois 2 horas de atraso e foi pouco. E Segundo as regras das leis dizem que se devem avisar todos os intervenientes dos resultados obtidos por escrito e através de editais. pois, pois não foi isso que aconteceu. Chegou-se o tal dia 1 de Julho e nada disso aconteceu. Adiaram para o dia 15 de Julho o Inicio dos trabalhos, mas o Aviso nada. Todos os que foram incluidos foram avisados pelo telefone, todos os outros são bichos que têm que comer o pó daqueles que se pensam superiores, mas que de facto não o são.Vou-vos deixar pensar nisto tudo, pois ainda há mais para contar, mas estou já muito longo. Comentem, não tenham medo.

    Neste concurso só entrataram meninos lindos e vejam-nos passar e tirem conclusões... teria sido coincidência ou factores "C"???
    Sr. Administrador do blog, devia colocar esta vergonha no seu blog, esta notícia faz parte também do vosso trabalho penso eu!!!

    ResponderEliminar