sexta-feira, 3 de julho de 2009

Dia do Município de Seia

Comemora-se hoje o 23°. aniversário da elevação de Seia a Cidade e a Inauguração do Monumento que honra o Bombeiros Voluntário Português, foi notícia há 12 anos nas comemorações do feriado Municipal de 1997.
O Autarca Dr. Eduardo Brito, um autêntico Bombeiro sem farda de longas décadas ao serviço das Associações do “seu” Município e figura número um em outros préstimo para fins análogos, referia já em 1997, nos festejos da Inauguração do Monumento do Bombeiro Voluntário Português que “é preciso continuar o processo de modernização e mudança dos serviços efectivos dos Soldados da Paz”, e desde esse dia aos dias de hoje, muito se reformou a nível nacional quer na estrutura que ficou a gerir o serviço de bombeiros quer nos ofícios que legitimaram para o efeito.

Falando de Bombeiros Voluntários em geral e avaliando as contrapartidas dessas mudanças, umas foram benéficas e distintas, outras pouco “cavalheirescas” para um serviço que conta já com 6 séculos de existência.

Todos sabemos que a nível Nacional foram recentemente criados outros núcleos de combate a incêndios e outras actividades paralelamente às já existentes dos bombeiros, nascidos já com melhorias extremas no que toca a condições de segurança individuais de trabalho, à efectivação dos serviços em Grupo e a remunerações, funcionalidades e benefícios dificilmente acompanhados pelos comandos e corpos directivos das Associação que muito embora auxiliados pelos órgãos de unidade orgânica da ANPC ou pela PCM, na minha opinião, não chegam para fazer face aos benefícios que tiram as novas entidades directamente da ANPC ou do MAI.

Se bem lembramos, quando em 1997 nós Bombeiros Portugueses anunciávamos uma manifestação tranquila e silenciosa em Lisboa, por motivos da Rádio Televisão Portuguesa ter transmitido uma reportagem pouco digna dias antes do 3 Julho, a entoação dos Bombeiros do Município de Seia era de grande festejo.

Dava-se a Inauguração do Monumento do Bombeiro Português, cerimónia a que presidiu Armando Vara (Secretário de Estado da Administração Interna na altura), teve a representação de todas as entidades dos Bombeiros do Distrito da Guarda, dos Concelhos de Seia e vizinhos. O desfile apeado e motorizado dos Corpos de Bombeiros contou com cerca de 120 homens e 13 viaturas de Incêndio e Saúde.

No auge dos discursos, o Dr. Eduardo Brito, Presidente da Câmara, volta a reivindicar um pólo da Escola Nacional de Bombeiros o que serviria de base para uma boa formação e qualificação dos Bombeiros do Interior (que se achavam um pouco esquecidos) o que seria uma mais-valia para a descentralização dos planos de formação que normalmente eram dados nos grandes centros do país, distantes da província.
Refere ainda Eduardo Brito que “só com mais emprego e mais desenvolvimento nesta região, haverá mais progresso”, palavras tomadas em conta pelo Secretário de Estado onde responde que não deixaria promessas.

“Tudo o que se investe será pouco para o orgulho deste Governo, sentido em relação aos bombeiros portugueses", salientou Armando Vara.
Palavras que no meu entender, foram bem proferidas mas na actualidade não se dignifica a classe como merece e o investimento noutros núcleos de combate a incêndios florestais não é decerto o mesmo que é investido nos Bombeiros Voluntários quanto EIP’S, EPI’S, suas formações e demais valias.

Pressuponho que nem tudo o que vier no futuro será mau e querendo que em breve os Bombeiros Portugueses serão visionados de maneira diferente, até lá, há que alimentar esperanças, há que manter o espírito da valentia sobreposto aos valores pessoais em prol do lema Vida por Vida, tema que clarifica o exemplo de trabalho que todos os Bombeiros efectuam ao próximo.

Está aí uma vez mais o período que numeroso trabalho dá aos Bombeiros do nosso Concelho e País, pois é do meu profundo querer que tudo corra pelo melhor. Entretanto hoje fica a memória do 12°. aniversário de um Monumento que o Dr. Eduardo Brito, em nome do Concelho de Seia, proporcionou dignificar a existência do Bombeiro Voluntário Português.

Pelos entenderes que dão os nossos jornais e blog’s regionais, o Dr. Eduardo Brito irá afastar-se do cargo e sem querer colocar qualquer cor partidária no assunto, vou crer fortemente que o seu sucessor siga os mesmos passos em favor dos Bombeiros Voluntários do nosso Concelho.

Uma vez que os terrenos para o Aquartelamento do CB de Loriga fora uma grande batalha vencida pelo Dr. Eduardo Brito, em relação às expropriações e respectivas aquisições, acredito que seja o seu sucessor a maior força e ajuda para a finalização da obra em causa, o tão esperado Quartel dos Bombeiros de Loriga que se encontra em fase terminal.

Sendo Ele quem eu deduzo, o seu sucessor, tenho crença que é outra mais-valia para a Presidência pois é outro excelente bombeiro sem farda e companheiro de luta, individualidade que vem corroborando e consolidando o valor que se tem dado aos Soldados da Paz deste Município.

Desde já fica Um Grande Bem-Haja a todos quantos tornaram este monumento realidade e para todos os Bombeiros da minha terra Loriga, do meu Concelho, do meu Distrito e do meu País, só vos posso deixar uma palavra de apoio, que Deus vos Ajude e Guarde nesse árduo trabalho e tanto quanto sei por experiência própria, que não é fácil.
Um Abraço Companheiros
Fotografias que marcaram a presença dos Vários CB's na Inauguração do Monumento do Bombeiro Voluntário Português (ano de 1997).

Texto enviado por: JAP
Fotos de: Carlos Moura

7 comentários:

  1. Blog, és um verdadeiro amigo de Loriga e do Concelho.
    Apresento-te os meus parabens pois o texto diz muito do que na realidade foi e é o Dr. Eduardo Brito que por Loriga muito deu dos seus mandatos aos bombeiros, pena é que vá embora da Presidência da Câmara e como refere o texto e para um entendido meia palavra basta, o autor do texto penso referir-se ao Dr. Filipe Camelo como futuro Presidente, é deitarmos as mãos à massa e por mim é certo que lá fica. Também concordo que seja uma mais valia para o Concelho de Seia.
    Gostei verdadeiramente deste teu tópico, esperamos que seja desta que o quartel dos bombeiros de Loriga vá avante e desta vez acredito que o Dr. Filipe em conjunto com direcção dos bombeiros de Loriga consigam finalizar a obra.
    Um bem haja também para o autor do blog por estar sempre no auge do bom serviço dos bombeiros de Loriga, concelho e portugal.
    Gostaria apenas de saber, quem serás tu com as iniciais JAP? De Loriga és certamente, pois falas como se estivesses dentro do assunto...
    Cumprimentos: Mendes

    ResponderEliminar
  2. o dr. eduardo fez muito pelos bombeiros do concelho sim senhor e agora tb estou de acordo com dr. filipe à presidência, mãos à obra!!!!

    ResponderEliminar
  3. Li este belo texto e foi sem dúvida muito rico em explorar o que tem de mal acontecido aos bombeiros potugueses... as novas entidades de combate as Forças Espediais de Bombeiros, GIPS da GNR e ect estão à tona com tudo o que é bom e os bombeiros se não são as Camaras, sócios e alguns benfeitorss iam de mal a pior e os que mencionei vão de vento em popa.
    É vergonhoso sim para os nossos altos governantes, fazem mais os nossos presidentes de camara que eles que são quem têm a massa.
    Quanto ao Presidnete Eduardo Brito sempre foi um lutador pelo nosso quartel de Loriga e uma vez ausente por terras de Sacavém que muito embora muito visito a nossa terra Loriga, se assim acham que o novo sucessor, o Dr. Filipe C. é uma mais valia pois é caso a pensar no meu voto, afinal, lá porque vivo em Sacavém eu, a minha mulher e a minha filha ainda votamos em Loriga como é habitual votar.
    Queria um dia destes ver os bombeiros da minha terra ficarm onde têm de ficar, no seu quartel que embora quase pronto ainda se encontra por acabar há meio ano.
    Bom, aqui fica com o meu comentário, vou ao tacho porque aqui não é feriado ao contrário daí. Sortudos, fim de semna prolongado.
    Cmprmnts conterrânios

    ResponderEliminar
  4. ACREDITANDO QUE O ACTUAL VISE PRESIDENTE DR. FILIPE SIGA OS PASSOS DO PRESIDENTE EDUARDO BRITO, MÃOS À OBRA, VAMOS LORIGUENSES VOTAR PS.
    PELO QUE O TEXTO REFERE É OUTRO BOMBEIRO SEM FARDA POIS É COISA QUE O DR. FILIPE JÁ TEM NO SANGUE. COMO SE SABE E CONHECE TAMBÉM O DR. FILIPE JÁ É UMA PESSOA LIGADA AOS BOMBEIROS DE SEIA HÁ LONGO TEMPO POR ISSO JÁ É UMA PESSOA SABIDA DO ASSUNTO. VAMOS FAZER FORÇA PELO DR. FILIPE, VAMOS VOTAR PS!

    ResponderEliminar
  5. Desconhecendo o autor do texto acho que foi nobre da sua parte o facto de aproveitar o tema para relembrar que falta terminar algo muito importante em Loriga e aqui deixou a deixa para o próximo autarca. Como todos ou muitos, hoje so acreditamos que seja alguém muito empenhado no ramo dos bombeiros que veremos o Quartel de Loriga terminado. Se é uma mais valia o dr. Filipe à presidência contará de certo comigo como contou o presidente Eduardo que foi um amigo da terra. Podia ter sido mais, mas o pouco foi para nós muito.
    Ao JAP um agradecimento especial por nos fazer relembrar coisas que já lá vão e incerindo-as na actualidade dando um empurrãozinho a Loriga, esta linda terra que mais parece ter parado no tempo. Obrigado também ao Carlos, o fotografo, como sempre tens sempre algo para nos surpreender e nos mostrar o que ainda não tinhamos visto, Obrigado amigo.
    Muito obrigado também ao blog e um agradecimento especial a tantos quantos trabalharam para Seia ser hoje uma cidade bonita. Cumprimntos aos Loriguenses, comentadores, leitores e visitantes. um abraço para todos vóós.
    CarlosL.

    ResponderEliminar
  6. O artigo, bem como alguns comentários, denotam em algumas partes algum desconhecimento da realidade. A finalização do quartel dos bombeiros de Loriga depende, quase em exclusivo, da acção e empenho da Direcção e não do actual ou próximo Presidente da Câmara. Apesar do apoio que a Câmara deu na questão do terreno, todo o processo posterior é da inteira responsabilidade dos BVL. Tudo está a ser feito para resolver a situação, junto do Governo e da Banca, como se vai comprovar dentro de algum tempo,mas as coisas não acontecem ao ritmo que todos quereríamos. A descrença do Sr. CarlosL na capacidade dos dirigentes dos bombeiros não faz sentido.

    ResponderEliminar
  7. Genial post and this enter helped me alot in my college assignement. Thank you for your information.

    ResponderEliminar