sábado, 18 de julho de 2009

Bombeiros de Loriga: Memórias de 1990

Clique sobre a foto para ampliar
Á esquerda, Maria de Lurdes Martins Aparício Alves, nasceu em Loriga a 29 de Julho de 1956, casada com Carlos Moura Alves e pai de Roberto, foi uma bombeira de relevantes préstimos ao serviço da Associação dos Bombeiros Voluntários de Loriga.

Maria de Lurdes, operária fabril, esposa, mãe e dona de casa, repartia o seu tempo livre a efectuar os seus esmerados serviços no antigo quartel da Penêdas e quem lembra, era de uma distinta dedicação às missões que lhe conferiam.

No 8.° aniversário dos Bombeiros de Loriga, Abril de 1990, foi escolhida para madrinha de baptismo do Renault VFCI 01 (foto) onde mostrou uma vez mais o seu brio na vontade de ser Bombeira e servir a sua terra.

Anos mais tarde veio afastar-se dos Bombeiros por motivos profissionais, emigrou para Alemanha onde muito nova foi atraiçoada pela doença que a deixou desalenta da sua vida activa.

Pouco tempo após de ser declarada a sua enfermidade, veio a falecer a 19 de Janeiro de 1995. Loriga perde assim mais uma filha, a Maria de Lurdes, mulher de bom coração especialmente dedicada á família e aos bombeiros da sua terra.

Aqui sublinho uma palavra de louvor e agradecimento pelos trabalhos realizados em favor do voluntariado da nossa terra Loriga, obrigado Lurdes, Deus tenha em paz a sua alma.

À direita, José Gabriel Marques Garcia, nascido em Loriga, casado, pai e de profissão técnico responsável de vigilância é um homem de excelente dedicação aos Bombeiros Voluntários de Loriga diria mais, um Bombeiro sem farda.

Desde muito novo e devido às suas qualidades de afeição e honestidade, obteve tamanhas responsabilidades em exercer os mais altos cargos Directivos de várias Associações Loriguenses.

Começaria por sublinhar o seu profundo e recto trabalho de décadas como Tesoureiro em várias vertentes Associativas, entre outras a Banda de Loriga e Bombeiros.

Na fotografia (1990), ainda com um ar muito jovem, era já um homem de extrema confiança e será bom lembrar que mesmo depois do tempo que dedicava à família e ao trabalho, dedicava-se também de coração como “guarda-livros” com um profissionalismo extremo e depois de décadas, honras lhe sejam dadas pois ainda se encontra no activo a exercer as funções de Tesoureiro do BV Loriga.

É uma das vozes que se tem levantado quanto ao sonho do quartel acabado e o trabalho que ele tem desempenhado conjuntamente com o dos seus colegas de equipa, pouco a pouco têm o sonho realizado e forças não lhes falte para que a inauguração dessa obra bem merecida se faça em breve.

Aqui sublinho votos de muita saúde e felicidades. Bem Hajas Zé Gabriel, continua com o trabalho que tens desempenhado pois és um verdadeiro exemplo de um efectivo Bombeiro sem farda.
Fotografia de: Carlos José Moura

3 comentários:

  1. é pessoas como estas que os bombeiros de loriga sao e serao os melhores contra tudo e contra todos, reza por nos la no ceu lurdes!!!

    ResponderEliminar
  2. Quem esquecerá a amiga Lurdes com a sua boa disposição sempre à mistura da dedicação aos bombeiros?? Foste figura marcante no nosso antigo quartel o barracão em que a tua maneira de ser era sem dúvida uma alegria ter-te como colega de trabalho. Obrigada Lurdes Deus te tenha em paz e descanso.

    ResponderEliminar
  3. Esquecia dizer o seguinte, admiro também o trabalho do Gabriel Garcia, muitas felicidades e obrigado pelo trabalho que tens vindo a desenvolver nas várias associações por onde tens passado. Um abraço caro amigo

    ResponderEliminar