sexta-feira, 10 de julho de 2009

Não Importa Como Chegamos Lá, o Que Interessa é Que Lá Estamos

Os valores que se vão perdendo?!Espero que a crónica que vos deixo esta semana seja motivo de reflexão para todos os que vendem os seus valores em troca da vaidade, da ambição e do dinheiro. Actualmente vivemos numa sociedade de fachada: quando temos problemas, mandamo-los para baixo do tapete; quando temos de apresentar uma crítica, preferimos fazê-la nas costas do criticado; e quando devemos ser justos, coerentes e fiéis às nossas ideias, preferimos remar para o lado que nos dá mais jeito. Mas os problemas, esses, continuam por trás da fachada, até que um dia... É assim na sociedade actual, é assim na política e é assim nos bombeiros!
Mas não vamos misturar as coisas nem fazer analogias, vamos falar de bombeiros, que é a parte que nos interessa neste espaço. É sabido que os bombeiros portugueses escrevem diariamente a sua história: todos os dias acontece uma mudança, todos os dias fazemos um socorro, todos os dias temos uma alegria ou uma tristeza. O passado e o presente da nossa história é conhecido por todos nós, mas o futuro está longe de ser o que imaginamos! Vamos falar de valores morais! Daqueles que se perdem sempre que colocamos os interesses pessoais à frente das instituições sem nos preocuparmos com a interpretação que será feita pelas pessoas que servimos e sem olharmos ao que essas mesmas pessoas pensam dessas atitudes repugnantes. Essas pessoas sem valores e que em nada contribuem para uma afirmação dos bombeiros portugueses são pessoas sem escrúpulos.
Sabem que o futuro não depende só do Divino Espírito Santo!? Sabem que o futuro depende também de quem tem a capacidade (coragem?) de colocar a mão na própria consciência!?
Hoje em dia, quem quiser ascender na estrutura dos bombeiros terá de se relacionar bem com os comandantes distritais e com as direcções dos bombeiros (falando a um nível distrital), e, num patamar superior, terá de se relacionar bem com o Governo. Simplificando o que já está simplificado, quem quiser ascender nos bombeiros não poderá fazer "ondas" e terá de "remar" para o lado que der mais jeito a quem tem o poder de decisão. Tentando ainda ser mais claro, para se ser alguém nos bombeiros terá a simples tarefa de ser um fantoche cínico.
Desculpem a honestidade, mas não são esses os bombeiros que encontrei quando comecei a dar os meus primeiros passos dentro de um corpo de bombeiros! Desculpem a honestidade, não posso aceitar e, acredito, não podemos aceitar que haja cada vez mais bombeiros que se vendem e se movimentam nos nossos quartéis! Desculpem a honestidade, não acredito numa força em que há fantoches vestidos de bombeiro que se movimentam calma e tranquilamente, vendendo a sua integridade e para isso fazendo votos eternos de silêncio, rendendo-se ao "show-off", revelando ganância, munindo-se da vaidade, da ambição e de dinheiro sujo! Hoje, na nossa honrada comunidade de bombeiros, vemos com naturalidade pessoas a chegar ao topo das hierárquicas depois de treparem por cima de tudo e de todos, sem qualquer respeito pelos ideais e convicções da nossa família!
O lema passou de "Vida por Vida" para "Não importa como chegamos lá, o que interessa é que lá estamos".
Mesmo sabendo que a fantochada cínica está enraizada, acredito que possa existir uma mudança de mentalidades nesta nossa família, só precisamos realmente de começar a pensar de forma coerente e de acordo com a lealdade que as nossas convicções sinceras merecem.
Um abraço e até um dia destes.
Sérgio Cipriano

Sem comentários:

Enviar um comentário