quarta-feira, 8 de julho de 2009

Ambiente: G8 Concordam Reduzir Emissões de Carbono em 80 % Até 2050

Os países do G8 concordaram hoje numa redução em 80 por cento das suas emissões de carbono até 2050 e defendem para os países emergentes uma redução de 50 por cento no mesmo período. Um conselheiro do presidente russo Dimitri Medveded tinha considerado "inaceitável" uma redução de 80 por cento, mas as primeiras informações referem que este país também deu o seu acordo.
A oposição da China e da Índia impedirá, no entanto, salvo acordo de última hora, que a decisão seja amanhã ratificada pelo fórum das principais economias do mundo, que reúne o G8 e as economias emergentes também em L’Aquila, Itália.
As metas aprovadas pelo G8 permitiriam conter o aquecimento global em níveis inferiores a dois graus centígrados face aos valores anteriores à industrialização.

É a primeira vez que este grupo de países, que representam 13 por cento da população do planeta e 40 por cento das emissões mundiais, considerados os maiores “poluidores históricos”, segue as recomendações dos cientistas.

O G8 junta-se assim a uma centena de países, entre os quais os da União Europeia, que já tinham aprovado o limite de aquecimento de dois graus. A mudança de posição deve-se, em boa medida, à alteração no modo como os Estados Unidos passaram a encarar o problema desde a entrada em cena do novo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A Reuters observa, no entanto, que a declaração do G8 abre-se a diferentes interpretações ao deixar em aberto o ano base para a redução de 80 por cento: pode ser “1990 ou com anos mais recentes”, dizem.
Agências/Público

Sem comentários:

Enviar um comentário