domingo, 26 de julho de 2009

Loriga: "Haja Quem Meta Mão Nisto"

Conhecer este blogue como ponto de denúncia a determinadas situações no que diz respeito a bombeiros, venho pedir ao autor do Bombeiros.ponto.pt o favor de publicar este texto relativamente a um caso que se passou a semana passada com um carro dos bombeiros de Loriga. Achei por bem intitulá-lo como, (haja quem ponha mão nisto).
Passo a explicar: No passado dia 21, terça-feira, entre as 13:30 e as 14 horas, estou no meu trajecto Outeiro da Vinha - Guarda quando repentinamente aparece um veículo nas minhas costas, devidamente identificado como sendo dos bombeiros de Loriga, a circular com uma velocidade de louco, sirene a tocar e a giratória ligada, cedo passagem como é normal de um cidadão condutor.
Sigo na sua traseira durante algum tempo pois era difícil para mim acompanhar tal velocidade. Depois de analisadas tais barbaridades como cortar curvas, velocidade exagerada e o desde passar em Valezim, São Romão e Seia que mais parecia que iam socorrer uma pessoa, penso que tal condução não é adequada para quem circula na via onde outros utentes usufruem do mesmo espaço.Mas o mais caricato da história não é bem esta, é talvez o facto de terem feito o que fizeram durante estes kms todos, no seguinte foi o ficarem parados junto de outros carros de bombeiros onde seguiram para os lados de Celorico.
Acompanhei o mesmo carro de bombeiros no meio de outros carros do Concelho, pela estrada nacional 17 e aí sim, já ia como deve de ser. Informei-me com um bombeiro de São Romão este diz que tem conhecimento desse dia tais viaturas estarem paradas para formar coluna e é costume umas ficarem à espera de outras porque iam para um incêndio de grandes dimensões.
Agora pergunto:
- senhor comandante de Loriga, se era para constituir coluna de carros para depois ficarem parados à espera de outros, serão mesmo necessárias tais velocidades pondo em risco outros utentes da estrada eu inclusive?
- o senhor comandante de Loriga tem conhecimento que este condutor faz o que ia a fazer?
- o senhor comandante de Loriga dá formação aos seus homens quanto ao saber que arder uma árvore ou duas mais é um mal menor do que se perder uma vida na estrada?
- o senhor comandante de Loriga se chegar a saber disto vai punir tal condutor?
Por favor, haja quem meta mão nisto porque continuando assim, um dia vamos ter dissabores.Penso que este espaço não seja só para mostrar o que é bonito, deve também ser motivo de sensibilizar que outras pessoas utilizam as mesmas vias de comunicação e se apercebem que algo está mal quando vai mal.
Este espaço é virado para os bombeiros e penso que este estrato seja merecedor de importante destaque em primeira página.
Carlos
Indignação recebida via e-mail a 25JUL2009 que o *bombeirospontopt* achou relevante e por isso passou a publicar o texto na integra.

26 comentários:

  1. Acham?que alguem mete mãos nisto?duvido....é uma tristeza,mas é a realidade isto vai ficar nos rolos dos esquecidos....Mas espero que tomem medidas mas digo mais uma vez que duvido mesmo que alguem actua

    ResponderEliminar
  2. és sempre a mesma anedota ó zé.....
    quanto menos suspeitas que ninguém te vê, ora toma que é democrático, foste apanhado!
    a primeira vez foi o vttu que deu a curva da banda com uma roda no ar agora esta de conduzires à brutinho e ao que conheçemos de ti, amanhã voltas a fazer o mesmo até queimares alguém. juizo pá, tem juizo que já és grandinho. se isto chega aos ouvidos do mister estás fora da jogada e deixas de fazer ecin-s............ mas atenção sou a favor que o nossos comandante te dê nas orelhas.

    ResponderEliminar
  3. JÁ ESTOU COMO O ANÓNIMO 17.58 DIZ, ACHAM QUE ALGUÉM FARÁ ALGUMA COISA? EU TAMBÉM DUVIDO QUE LHE DIGAM ALGUMA TRETA ISTO SABEM PORQUÊ, PORQUE SE TIVEREM OPORTUNIDADE COLOQUEM-SE ATRÁZ DO SEGUNDO COMANDANTE QUE FAZ O MESMO. ESPERIMENTEM, TIREM AS PROVAS DOS NOVE E VERÃO QUE EU ANÓNIMO DESTA MESMA HORA TEM TODA A RAZÃO. ESTÁ ISTO SEM DONO, TODOS FAZEM O QUE QUEREM!

    ResponderEliminar
  4. Pensas k a estrada é toda tua mas lembra-te k ha mais gente a tirar proveito dela. Cambada de irresponsáveis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. A culpa não é somente do motorista, e também do chefe de viatura.
    Pois bem essa situação devia ser denunciada ao comandante, e certamente devia abrir um inquérito.
    Quantas das vezes saímos com informações que a situação é grave, que leva a se arriscas mais um pouco, e depois não é nada?
    Eu defendo, de nada vale por em causa a segurança da tripulação de um veículo e dos outros que circulam na estrada para socorrer uma pessoa.

    ResponderEliminar
  6. o amigo fenix tem toda a razao se o condutor tem culpas o chefe de viatura tb. à que abrir inquerito e punir os amigos que so se lembram deles e so porque pensam que levam nas maos um carro prioritàrio jà podem fazer tudo o que lhes dà na gana.

    ResponderEliminar
  7. apesar de tudo ainda ninguem roubou gasaleo das viaturas de incendio para os carros civis e nunca desapareceram portateis de banda alta e arnezes da brigada de montanha.....ate mais mais ver bjs

    ResponderEliminar
  8. Na posição em que estás, ou melhor, na que já ocupas-t, não seria melhor, ao contrário do que publicares textos desta natureza sugerires a esta senhor que se deslocasse ao quartel e tratasse com o comandante directamente? Que interessa isto? Queres fazer com que se discuta para aqui e se denigra a, b ou c! ve se apanhas juizo mj!

    ResponderEliminar
  9. João Paulo TAE Coimbra27 de julho de 2009 às 22:56

    Acho por bem que estes casos sejam divulgados pois nós no INEM temos formação para conduzir viaturas prioritárias SIV's etc, e em alguns cb's entre outras asneiras como esta até álcool anda metido pelo meio nos condutores. Falta de civismo e formação e a culpa é de quem, do Comando e Direcções que permitem tais abusos!

    ResponderEliminar
  10. exmo senhor joao paulo tae, ao menos os bombeiros ainda nao conduzem sem carta,ou ja te esqueceste do teu colega que se espantou e no final de contas a carta era para o bochecho e segundo se consta acusou alcool,quais cursos qual que.....

    ResponderEliminar
  11. la estão voçes a lavarem roupa suja mete-se aqui um comentario sobre uma coisa que aconteceu e ira acontecer mais vezes infelizmente é a realidade ninguem é perfeito e toda a gente comete erros alguns mais outros menos mas é assim agora apela-se ao civismo na estrada e a maior concentração porque um erro pode provocar uma morte...agora vir para aqui falar que roubaram isto e aquilo não tem a ver com este comentario e esse anonimo das 19:49 será que nunca fiseste isso?nunca erraste e podes provar que foi verdade o roubo de gasoleo então diz o que te vai na alma e onde estão os erros nos bombeiros mas da a cara...porque queremos é pessoas que lutem pelo quartel que ta quase pronto a quase um ano e nada não é com estas acusações sem fundamento que vamos a algum lado mas sim com trabalho voluntario e com serviços de saude e bem feitos não de qualquer maneira..quando for assim não vamos la mas sim com amor a camisola seja a borla ou a ganhar dinheiro não interessa o que importa é um bom serviço e cada vez melhor serviço...sem mais agradeço que deixam de paneleiriçes e que actuem nas punições e num bom serviço para não acontecer situações como a daquela da viatura em execesso de velocidade para depois estar parada perto de Celorico.Muito parabens aos bombeirospontopt por divulgar estas situaçoes.

    ResponderEliminar
  12. anónimo das 12:39 subscrevo todo o teu texto. assim é que é falar. sabe-se que qundo é para defesa de um erro vão-se buscar coisas sem fundamento ou que nada têm a ver com o caso mas depois esquecemos que os erros continuam a fazer-se nas estradas...... os meus votos de parabns ao blog tamb'em, aliás que se não estou em erro não foi o autor do blob que denunciou esta situação mas sim por quem o assina. eu no lugar do autor do texto, que desde já lhe envio os meus parabéns, também divulgaria isto publicamente e se entretanto o sr. carlos quisesse que o assunto morresse dentro do quartel tinha-o dito ao comandante e tudo ficaria igual de certo, mas pelos vistos quis tornar isto público para ver se esses condutores ganham juizo e para ficarem também a saber que temos os olhos postos em quem não tem civismo..... não estou a ver este caso como sendo para lavar roupa suja mas alguém o está a tentar fazer não sei se para defesa ou será ele o próprio o certo é que devemos nós cidadãos comuns devemos pôr termo às conduções descabidas de certa gente inculta ou irresponsável. amigo fénix tamb'em eu subscrevo as tuas palavras.....
    xana

    ResponderEliminar
  13. concordo contigo xana e já agora, como é que um comandante que foi condenado em tribunal por dois crimes cometidos dentro dessa instituição pode dizer o que quer que seja a quem quer que seja? com que cara um senhor que foi condenado vai chamar atenção do motorista que praticou essa condução. será que não vai ouvir uma resposta do tipo..(o senhor já fez bem pior e ainda cá anda). e o que anda a direcção a fazer para compactuar com isto tudo. alguém ponha mão nisso para que uma instituição tão prestigiada como os bombeiros de Loriga não entrem no reino da bandalheira.
    joão s. soares - guarda

    ResponderEliminar
  14. É engraçado virem comentar estas situações. o Sr Carlos que escreveu o texto, embora tenha assinado como Carlos, de certeza que não é o seu nome verdadeiro. Se tem tanta certeza que vá ao quartel e que proteste. É uma tristeza. É engraçado que quando se fala mais propriamente nos bombeiros de louriga venham para aqui criticar e enchem o blog só com comentários a denegrir a insituição como a própria terra. Enfim é a mentalidade dos invejosos, abutres e chorões.
    Cristo disee, crescei e multiuplicai-vos. Fazei o mesmo. Em relação À ocorrência propriamente dita, será que essa informação é real ou foi inventada. A mim parece-me inventada. Quem nunca fez o mesmo em termos de bombeiros que atire a primeira pedra!
    Ide cultivar batatas. O que passou passou e já lá vai...
    Cambada de xoxos.

    ResponderEliminar
  15. é muito triste que assim penses josé santos mas uma coisa te digo, onde há fumo há fogo e se o carlos o diz é porqu realmente esse dia houve coluna estratégia montada é mito provável que seja verdade. também dizes que só se enche o blog de comentários quando se fala de louriga então é porque há algo que não vai bem ou então vai menos bem e o lavar da roupa suja como dizem alguns são pessoas que trazem para a ribalta determinadas situações que nada têm a ver com o txto. fica sabendo que nem sei onde fica louriga muito menos quero falar mal do que quer que seja mas atenção, sou contra os abusos que muitas vezes vejo fazer aos bombeiros. quanto a mim como leitora de blogs o texto não falou mal de ninguém apenas referiu que foram cometidos abusos por parte de um condutor que neste caso foi de louriga mas também podia ser de outra associação, quem porvavelmnte começou a falar mal foi um anónimo que puxou coisas que nada têm a ver e quanto a mim ou foi um amigo em defesa ou o próprio que se doeu e transformou isto numa peixeirada.
    quanto ao dizeres que “o que passou passou”, é gente como tu que dá boa figura aos bombeiros para qe muitos de nós tenhamos em mente de vos descredibilizar e tudo devido às mentalidades fechadas e tu pareces mais um deles. triste tristeza!! cultivar batatas é muito simples, basta dizer-te que sou engenheira agro-alimentar e isto dirá tudo ou ainda queres que te faça um desenho. triste é a vida daqueles a quem Deus deu inteligência e a desperdiçam com coisas fúteis como é o teu caso e de outros que passam por aqui mostrando defesa dos que erram depis postam des-conhecimentos negativos de vida. pelo menos eu dou o nome como dava a cara que não tenho medo de dar quando falo do que entendo.
    xana tavares

    ResponderEliminar
  16. Pelo menos escrevam o nome da vila como deve ser!! Cambada de más linguas, invejosos e com dor de cotovelo!!

    ResponderEliminar
  17. Antes de mais olá a todos.


    o Sr. Carlos tem razão no que disse porque eu próprio também vi passar essa viatura em alta velocidade em Seia pela cidade fora parece que nos agora temos uma variante que liga S. Romão Feira nova mas o senhor motorista acho que ainda não conhece essa variante nova que foi inaugurada dia 4 de Julho.
    Sabem porque?
    a Pressa era tanta que ele foi dar espectáculo para o meio de Seia e não foi pela nova variante.

    Se calhar não era pressa para irem apagar o incêndio ?

    Mas sim para se Exibir para as GAIJAS no meio de Seia.

    O comandante eu já sei que nao tens mãos neles tu próprio fostes condenado em tribunal.
    Como é que tu podes ter voz activa para eles se tu próprio fazes asneiras no quartel de loriga...
    um Abraço a todos

    ResponderEliminar
  18. Antes de mais olá a todos.


    o Sr. Carlos tem razão no que disse porque eu próprio também vi passar essa viatura em alta velocidade em Seia pela cidade fora parece que nos agora temos uma variante que liga S. Romão Feira nova mas o senhor motorista acho que ainda não conhece essa variante nova que foi inaugurada dia 4 de Julho.
    Sabem porque?
    a Pressa era tanta que ele foi dar espectáculo para o meio de Seia e não foi pela nova variante.

    Se calhar não era pressa para irem apagar o incêndio ?

    Mas sim para se Exibir para as GAIJAS no meio de Seia.

    O comandante eu já sei que nao tens mãos neles tu próprio fostes condenado em tribunal.
    Como é que tu podes ter voz activa para eles se tu próprio fazes asneiras no quartel de loriga...
    um Abraço a todos

    ResponderEliminar
  19. Ò anónimo do dia: 29 de Julho de 2009 22:42. Um concelho: faz uso do teu apelido e tá mas é calado.
    Não digas burrices, pois como exemplo és muito mau. O vosso tempo já era!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  20. olha o anomino nao tem apelido mas sim tem nome. tu e que devias tar calado e por a tua mao na cabeça e pensar para ti. e antes de Mais olha te a um espelho e refelete o teu proprio pensamento e antes demais eu nunca mandai la nem quero mandar so quero o bem dos Bombeiros voluntarios de loriga porque todos nos podemos presisar deles.

    ASS: O TEU ESPELHO :p

    ResponderEliminar
  21. ó anónimo de 29 de Julho de 2009 23:48 nem sabes o que dizes nem sabes o que escreves, então agora explica lá, o conCelho que dás é o de seia ou um outro? o que querias dar talvez era um conSelho (com S)e não conCelho que se destina a uma região pelo menos foi o que aprendi na escola..cambada de ignorantes!!!
    olha só para terminar, os conSelhos se fossem bons vendiam-se mas guarda lá os teus conCelhos para cultivo.
    Dr. Givago

    ResponderEliminar
  22. ó anónimo de 29 de Julho de 2009 23:48 nem sabes o que dizes nem sabes o que escreves, então agora explica lá, o conCelho que dás é o de seia ou um outro? o que querias dar talvez era um conSelho (com S)e não conCelho que se destina a uma região pelo menos foi o que aprendi na escola..cambada de ignorantes!!!
    olha só para terminar, os conSelhos se fossem bons vendiam-se mas guarda lá os teus conCelhos para cultivo.
    Dr. Givago

    ResponderEliminar
  23. Amigos leitores e comentadores, serve o presente teor para referir que o tema do tópico nada tem a ver com algumas das discussões que daqui resultaram.

    O texto partiu de um e-mail recentemente chegado ao blog e daí seguiu o desafio na perspectiva de informar e sensibilizar que Nós nunca estamos sós mesmo quando conduzimos seja onde e em que estrada for.

    Os comentários que se seguiram muitos deles cruzaram para o lado oposto passando a criticar situações de que nada têm a ver com o texto publicado no blog.

    Os comentários servem para mostrar indignações mesmo que saindo de um anónimo que muito provavelmente não quer ser identificado mas está no seu direito e viabilizamos tal facto.

    Notaram-se despiques e formalidades de desrespeito para com outros utilizadores e por tal, reuniram-se os responsáveis do *bombeirospontopt* onde se deliberou que serão fechados os comentários caso não se refiram ao desenvolvimento do texto.

    Os vossos interesses, fotos e indignações podem no entanto ser enviadas para o blog onde teremos muito gosto em recebê-los e publicá-los se for caso disso.

    Cumprimentos a todos quantos passam por aqui e desde já o nosso muito obrigado pela preferência.
    Administradores do *bombeirospontopt*

    ResponderEliminar
  24. Os autores do blog quanto a mim só mostraram que têm dignidade e apreço pelos bombeiros. Muitos parabéns.
    xana tavares

    ResponderEliminar
  25. é mesmo mt triste ver akilo ke eu penso de ser gente supostamente adulta a apontar kem ker ke seja , kuando maior dos crimes é sem duvida a falta de coragem para dar a cara enao esconder atras de um anónimo ke até da para rir... pensai em unir as maos e fazer algo de bom sem procurar protagonismos

    ResponderEliminar