quinta-feira, 9 de julho de 2009

Governo Desbloqueia Verba Para o Quartel dos Bombeiros de Loriga

O Ministério da Administração Interna vai desbloquear uma verba de 150 mil euros para o quartel dos Bombeiros Voluntários de Loriga, soube o PE junto de uma fonte ligada ao processo.
O acordo vai ser assinado amanhã, dia 10 de Julho, entre o Secretário de Estado da Protecção Civil, José Medeiros, e o presidente da direcção dos Voluntários de Loriga, António Conde, numa cerimónia que decorrerá, pelas 16 horas, naquela vila serrana.
A verba extraordinária vai permitir que as obras do novo quartel, suspensas desde Dezembro do ano passado por falta de verbas, possam ser retomadas.
Na altura, António Conde referiu que «na base da suspensão das obras está o enorme aumento dos custos da empreitada, resultantes da nova estrutura que foi necessário implementar por causa da geologia do terreno e de outros erros e omissões do projecto».

Adiantou que o projecto inicial estava orçado em 735 mil euros, mas o valor aumentou «para cerca de um milhão» e a associação necessita «de cerca de 400 mil euros» para concluir a obra.
Na sua recente deslocação a Seia, Eduardo Brito lembrou ao Secretário de Estado da Protecção Civil «a resolução do problema dos Bombeiros de Loriga». «Há um problema financeiro em aberto que tem que ser resolvido rapidamente», sublinhou o autarca na cerimónia dos 75 anos dos Bombeiros de Seia.
Ao PE, o membro do Governo adiantou que «estamos a trabalhar» entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Câmara Municipal e os próprios Bombeiros «para ultrapassarmos aquilo que são as reivindicações».
Confrontado com o facto de os erros e as alterações ao projecto serem da responsabilidade dos serviços governamentais, o Secretário de Estado disse que «estas coisas não se resolvem de um dia para o outro, mas o que estamos a fazer é a trabalhar nessa resolução e vamos fazê-lo rapidamente», admitindo para breve o reinício das obras.
No início deste ano, António Conde referiu que a direcção está a dever cerca de 250 mil euros à empresa construtora, com quem acordou a suspensão dos trabalhos até que estejam reunidas verbas que permitam concluir a obra. «O edifício encontra-se já numa fase muito adiantada de acabamentos, faltando no interior sobretudo a parte eléctrica, o aquecimento e a segunda camada de pinturas», contou. «Estão também por realizar todos os arranjos exteriores, que incluem principalmente a construção da parada e os acessos às garagens», salientou o presidente da direcção.
Os Bombeiros de Loriga continuam a organizar campanhas de recolha de fundos para concluir uma obra «que está praticamente pronta e não podem usufruir dela». Para o efeito foi aberta na Caixa de Crédito de Loriga a “Conta Quartel” com o número de identificação bancária 0045 4081 4018 7006 993 78, onde podem ser depositados os donativos.
Refira-se que o novo quartel começou a ser construído em Agosto de 2006, mas é desejado desde a criação da Associação Humanitária, a 16 de Abril de 1982.Os voluntários de Loriga actuam na zona da Serra da Estrela, numa área operacional de 140,80 km2, que abrange cinco freguesias do Concelho de Seia e 3.221 habitantes.
A corporação possui cerca de 60 bombeiros, dispõe de uma brigada de montanha e de um parque automóvel com cerca de duas dezenas de viaturas.
Porta da Estrela

1 comentário:

  1. Então citizen, se bem me lembro, e da maneira que referes o teu comentário é porque sabes mais do que qualquer um de nós e dizes ainda que ""A finalização do quartel dos bombeiros de Loriga depende, quase em exclusivo, da acção e empenho da Direcção e não do actual ou próximo Presidente da Câmara."" … E agora vimos a saber por este novo texto do porta da estrela que o presidente da Câmara ""Na sua recente deslocação a Seia, Eduardo Brito lembrou ao Secretário de Estado da Protecção Civil «a resolução do problema dos Bombeiros de Loriga». «Há um problema financeiro em aberto que tem que ser resolvido rapidamente», sublinhou o autarca na cerimónia dos 75 anos dos Bombeiros de Seia.""
    Então em que ficamos? Afinal sempre é ou foi necessário um empurrãozito do Presidente da Câmara! Então a minha descrença relativamente aos dirigentes continua de pé…
    Cumprimentos
    CarlosL

    ResponderEliminar