sexta-feira, 10 de julho de 2009

III Jornadas de Famalicão da Serra

O dia amanheceu Feliz
Queria subir aos montes,
Queria beber nas fontes,
Queria perder-se nos largos horizontes…
Mas a vida não quis.

Este é um poema que Miguel Torga escreveu e ficou transcrito na lápide que homenageia os 6 Bombeiros que perderam a vida no combate às chamas há 3 anos em Famalicão da Serra.
(Local que determina onde foram encontrados os corpos. Nas costas da lápide, a cerca de 60 metros, estavam os Bombeiros Chilenos: Sergio Navarro, Fabián Millán, Bernabé Ancan, Juan Bravo e Henry Polanco)
(A cerca de 80 metros abaixo da lápide foi encontrado o Corpo do Bombeiro Português, Sérgio Rocha)
Ontem pelas 8h, iniciaram-se os trabalhos das Jornadas de Famalicão pela abertura do secretariado. Às 9h30, Mesa redonda com o tema “O que mudou na política da Protecção Civil a partir do acidente de Famalicão da Serra: o dispositivo de combate e a formação”. Moderadora: Mariana Oliveira - Jornalista do Público; Mesa de debate: Seara Pires - 2º CODIS (embora prevista a sua presença, não pôde comparecer), João Soares - Vogal do Conselho Executivo da LBP, Oliveira Martins - Supervisor da Zona Centro da Afocelca e Sérgio Cipriano - http://www.bombeiros.pt/.
Às 11h00 deu-se início à Formação sobre Incêndios Florestais pelos elementos do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF - ADAI) por o Professor Doutor Domingos Xavier Viegas, Mestre Luís Paulo Pita, Engenheiro Carlos Rossa e Engenheiro David Davim.
15h20 “Staff-raid”- análise de campo no local do acidente: trabalhos dirigidos pelo Professor Doutor Domingos Xavier Viegas e por Sérgio Cipriano. No local seguiram-se 3 minutos de silêncio.

19h00 - Seguiu-se a Celebração Eucarística (Igreja Matriz de Famalicão), às 20h00 Jantar e 21h30 - Concerto de Fado pelo grupo Capas, Copos e Guitarradas, onde Sérgio Rocha fez parte até à sua morte.
Fotos gentilmente cedidas por: Majo

1 comentário:

  1. FOI NOBRE DA PARTE DO AUTOR DO BLOG TRAZER A LEMBRANCA OS 6 BOMBEIROS QUE FALECERAM HA 3 ANOS. MUITOS ESQUECEM MAS GRACAS A DEUS AINDA HA QUEM SE LEMBRE PARA NOS FAZER LEMBRAR.
    DEUS TENHA AS SUAS ALMAS EM PAZ.
    OBRIGADO BLOG MAIS UMA VEZ

    ResponderEliminar