sexta-feira, 17 de julho de 2009

Ministério e Liga de Bombeiros Acordam Novas Regras Sobre Transporte de Doentes

O Ministério da Saúde e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) definiram, esta quinta-feira, as novas regras do transporte de doentes em ambulâncias, mas ficou para a próxima legislatura a definição do montante a pagar por quilómetro.

A Liga de Bombeiros e o Ministério da Saúde chegaram a acordo para a revisão do protocolo de transporte de doentes, no entanto a matéria relativa à actualização de preços, nomeadamente o valor a pagar por quilómetro e a contabilização das horas de espera das ambulâncias à porta dos hospitais, só será discutida com o próximo Governo.

A informação foi avançada à TSF pelo presidente da Liga dos Bombeiros, Duarte Caldeira.

«Não era nossa expectativa que fosse possível, em tempo útil, concluir este acordo e o precário, definimos como objectivo imediato o acordo, e esse está fechado, seguir-se-á logo após a tomada de posse do novo Governo a negociação relativamente ao precário», afirmou.

Nesta negociação com o Ministério de Ana Jorge, a Liga dos Bombeiros conseguiu também um primeiro compromisso para o pagamento de juros de mora, quando a factura não é saldada num prazo de 50 dias.

«Isto é uma velha rectificação que vimos fazendo há 30 anos, nunca o Ministério da Saúde admitiu esta possibilidade, mas só com o próximo Governo é que esta medida será aplicada», acrescentou.

Fundada em 1930, a Liga dos Bombeiros Portugueses é uma confederação nacional que congrega federações de bombeiros e entidades públicas, sociais e privadas que mantêm corpos de bombeiros.

Em Portugal existem 435 corporações de bombeiros, espalhadas por 307 dos 308 concelhos do país.

TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário