terça-feira, 6 de outubro de 2009

Protecção Civil Vai Averiguar Transporte de Cadáveres por Bombeiros Menores

A Autoridade Nacional de Protecção Civil anunciou que vai "dar início a averiguações aos factos revelados pelo Expresso".
Em causa estão os relatos de vários miúdos, voluntários nos bombeiros, que fazem transporte de doentes e de cadáveres, o que lhes é interditado por lei.
O presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), Major-General Arnaldo Cruz, ordenou, no sábado, a averiguação das situações descritas no artigo publicado pelo Expresso.
Até à publicação da notícia, a ANPC referia desconhecer qualquer situação anómala relacionada com menores de idade utilizados em actividades operacionais.
Agora, quer que os comandantes Distritais de Operações de Socorro (CODIS) que tutelam os quarteis referidos no artigo, expliquem os factos.
A actividade operacional está vedada por lei aos jovens com menos de 18 anos, mas um pouco por todo o país há miúdos de 13, 15 e 17 anos a transportar doentes e cadáveres.
O Expresso falou com seis desses jovens nos bombeiros voluntários do Sul e Sueste, Dafundo e Fundão.
Expresso

3 comentários:

  1. já agora vejam os que vão para incêndios e emergências...

    ResponderEliminar
  2. É uma verdade por todo o país.
    Noutros tempos também fiz o mesmo.. mesmo em situações de emergência, mas na altura não pensava ser errado. Agora já olho com outros olhos e custa-me ver colegas meus muito novos nas emergências, transporte de doentes...

    ResponderEliminar
  3. e em lisboa os que teem ECIN e ELAC só no papel, para onde vai esse dinheiro..............

    ResponderEliminar