Com o hastear da bandeira da certificação de qualidade ISO 9001:2008 nos Serviços de Transporte de Doentes e Administrativos, os Bombeiros Voluntários de Penela assumiram um compromisso: prestar ainda mais e melhores serviços à população.
O galardão foi ontem entregue pela APCER, Associação Portuguesa de Certificação, cujo representante não escondeu a satisfação por, pela primeira vez em Portugal, a instituição ter certificado uma corporação de bombeiros.
A APCER, afirmou Luís Fonseca, já certificou muitas entidades, mas esta é a «a primeira associação de bombeiros voluntários» a receber tal certificação. E por ser pioneira «é um cliente muito especial, porque trabalha para quem mais precisa», considerou o representante da APCER. Demonstra, afirmou ainda, «excelência no serviço à comunidade». Luís Fonseca reconheceu, de resto, o muito trabalho que os Bombeiros de Penela tiveram de desenvolver para a certificação dos serviços, pelo que, espera agora que sirvam de «exemplo» a outras corporações.
O segundo comandante António Lima foi o grande obreiro da certificação. Ontem, e por várias vezes, o seu nome foi destacado por ter sido o homem que nunca desistiu do processo e incentivou toda uma equipa a lutar. E foram, nada mais, nada menos, que «onze meses de trabalho, com 305 horas de formação e com várias acções», recordou o comandante Raul Vasconcelos, que destacou ainda o «grande investimento» por parte da corporação para o resultado final ontem obtido. Congratulando-se com o pioneirismo da corporação, o comandante disse, contudo, que o trabalho não terminou. «Vamos certificar outros processos, como por exemplo os incêndios florestais», adiantou.
Na mesma linha, o presidente da Câmara de Penela considerou que a certificação ontem entregue «não é um ponto de chegada». «É um ponto de partida que nos deixa a todos com mais responsabilidades ainda», afirmou Paulo Júlio, que felicitou a corporação pelo «arrojo» para estar «claramente à frente».
A certificação de acordo com a ISSO 9011 reconhece o esforço da corporação em assegurar a conformidade dos seus serviços, a satisfação dos seus clientes, liderança, envolvimento das pessoas e a melhoria contínua. A adopção de um correcto sistema de gestão de qualidade foi uma decisão estratégica e voluntária dos Bombeiros de Penela que permite dar mais um passo para atingir o seu objectivo: a excelência ao serviço da comunidade.
Apesar da sua “juventude”, com apenas 29 anos, a corporação presta variados serviços que vão muito além do socorro, transporte de doentes e combate a incêndios. Tem, a título de exemplo, um gabinete de apoio ao estudante, um clube do ambiente e um departamento de formação interna e externa. Agora conquistou a certificação de qualidade ISO 9001:2008 nos Serviços de Transporte de Doentes e Administrativos. «Estamos melhor preparados para os desafios do futuro», reconheceu o presidente da direcção.
Diário de Coimbra
Sem comentários:
Enviar um comentário