Ao receber o Certificado de Qualidade nos Serviços de Transportes de Doentes e Administrativos, os Bombeiros Voluntários de Penela tornam-se na primeira corporação do país a ser certificada.
Os Bombeiros Voluntários de Penela recebem no sábado, 24 de Outubro, pelas 15 horas, a Certificação de Qualidade ISO 9001:2008 nos Serviços de Transporte de Doentes e Administrativos.
A Certificação de acordo com a ISO 9001 reconhece o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus serviços, a satisfação dos seus clientes, liderança, envolvimento das pessoas e a melhoria contínua. Através do sistema de gestão e da sua certificação, a produtividade das organizações é reforçada pela reorganização dos processos, passando a existir uma maior transparência das suas actividades.
“A adopção de um correcto Sistema de Gestão da Qualidade foi uma decisão estratégica e voluntária, dos Bombeiros de Penela, que permite dar mais um passo para atingir o seu objectivo principal: serem uma corporação de excelência ao serviço da comunidade”, refere fonte da corporação, acrescentando que “com o alcance deste objectivo, os Bombeiros Voluntários de Penela, tornam-se a primeira corporação de bombeiros, a nível Nacional, certificada pela APCER segundo a norma NP EN ISO 9001:20082”.
Os Bombeiros Voluntários de Penela têm 29 anos de existência, ao longos dos quais foram crescendo e fazendo crescer muitas pessoas e até mesmo famílias daquele concelho, salvando a floresta e prestando assistência e transportando doentes. Nestes últimos anos têm-se distinguido no concelho de Penela, no distrito e até mesmo a nível nacional por várias actividades que vão muito além da protecção civil, nomeadamente através do Clube do Ambiente, do Departamento de Formação e do Gabinete de Apoio ao Estudante.
O Clube do Ambiente foi criado em Janeiro de 2007. De uma forma sucinta, trata-se de uma equipa constituída por jovens bombeiros, críticos e interventivos, que conscientes da necessidade da preservação do ambiente, colocaram mãos à obra, implementado no quartel a política dos 4R's (reduzir, reutilizar, restaurar, reciclar), tendo como princípio base o consumo sustentável. O Clube, com o seu dinamismo avançou com novos projectos, sendo exemplo disso as parcerias e protocolos estabelecidos com diversas entidades.
Por sua vez, o Departamento de Formação, surgiu da necessidade de uma formação contínua dos seus voluntários. “No entanto, com a evolução dos mercados as empresas sentiram a exigência de formarem os seus trabalhadores e com esta o pedido aos Bombeiros por formação. Assim, com estas solicitações houve a necessidade de desenvolver uma estrutura sólida que assegurasse esta formação surgindo o Núcleo de Formação Externa”, refere fonte da corporação.
O Departamento de Formação dos BVP tem uma equipa multidisciplinar com o propósito de reunir conhecimentos e organizar uma estrutura de formação contínua suportando formadores profissionais e um público que procura desenvolver e validar competências.
Já quanto ao Gabinete de Apoio ao Estudante dos BVP, também designado por GAE, o mesmo surgiu no seio dos Bombeiros de Penela com o objectivo de auxiliar os estudantes bombeiros cada vez em maior número. Com o aumento de estudantes no concelho de Penela e tendo em vista a missão de auxiliar na formação da sociedade penelense, as portas do GAE foram abertas a todos aqueles que sentem necessidade de ter mais apoio na sua vida escolar tão importante nos dias que correm.
O Gabinete de Apoio ao Estudante tem como principal objectivo contribuir de forma decisiva para a formação e o sucesso académico dos que nos procuram, concentrando o nosso trabalho no complemento escolar, na organização disciplinada e rigorosa do estudo, na superação de lacunas e no aprofundamento das diferentes dimensões do saber. Apesar destas linhas orientadoras, procuramos também dirigirmo-nos às diferentes faixas etárias num conjunto de vertentes que vão para além das explicações.
Notícias do Centro
Sem comentários:
Enviar um comentário