quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Alerta Amarelo: Vem Aí Mais Chuva e Ventos Fortes

Chuvas por vezes forte e vento com rajadas que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas e agitação marítima na Costa Ocidental que pode atingir os seis metros.
É este o diagnóstico do Instituto de Meteorologia para a tarde e noite desta quarta e madrugada de quinta-feira. Algo que levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil a estabelecer um “alerta amarelo” em todos os distritos do Continente desde as 15h00 desta quarta-feira até às 12h00 de amanhã.
“Neste nível de alerta os eventos previstos não sendo invulgares, podem ser perigosos. As pessoas devem manter-se informadas sobre o evoluir da situação prevista e não correr perigos desnecessários.
Devem adoptar medidas de prevenção e auto protecção e adequar os comportamentos à situação”, diz a Protecção Civil em comunicado.
Por isso mesmo, será reforçado o dispositivo de protecção civil e socorro e intensificadas as actividades de monitorização e vigilância da situação.
ACIDENTES E CHEIAS RÁPIDAS: ATENÇÃO
A Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a tomada de medidas de precaução, relativamente ao possível aumento do número de acidentes de viação, “devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via”.
Atenção ainda para inundações por transbordo, em linhas de água de regime torrencial ou não dominadas por albufeiras, possibilidade de cheias rápidas nas cidades, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem e danos em estruturas montadas ou suspensas.
CM

Sem comentários:

Enviar um comentário