quinta-feira, 21 de maio de 2009

Veículos de Combate a Incêndios do Distrito da Guarda Equipados Com SIG

Os bombeiros do distrito da Guarda estão equipados com um sistema de localização de veículos operacionais, que facilita «o controlo das decisões» e aumenta a segurança no terreno, disse hoje à Agência Lusa o comandante operacional distrital (CODIS).

Segundo António Fonseca, o equipamento foi adquirido no âmbito de uma candidatura comunitária, no valor de 325.500 euros, financiada em 75 por cento, e já se encontra instalado em 110 veículos de combate a incêndios florestais de todas as corporações do distrito da Guarda.

«Com esta aplicação podemos visualizar a localização dos veículos nos teatros de operações», disse, indicando que as viaturas estão dotadas com equipamento que permite, através do Sistema de Informação Geográfico (SIG), saber qual a sua posição no terreno.

O CODIS da Guarda considera tratar-se de uma ferramenta «muito importante» do ponto de vista da gestão operacional, «porque é mais fácil fazer o controlo das decisões» e verificar «se determinado grupo de efectivos está no local que foi destinado pelo posto de comando».

F: DDigital

Sem comentários:

Enviar um comentário