sábado, 30 de maio de 2009

“Lorica” Fala-nos do Saudoso Padre Francisco Borges de Assunção

Caríssimos leitores e comentadores do bolg *bombeirospontopt*, embora o texto que se segue (recebido via e-mail dia 28MAI09, às 23:28) pouco tenha a ver directamente com o nosso trabalho, merece-nos real destaque por motivos da personalidade em questão ser um homem justo, figura marcante de Loriga, amigo dos Bombeiros e do qual o seu nome já aqui foi referido esta semana, infelizmente pela sua morte. O emissor “Lorica” embora desconhecido, pede-nos para publicar o seu texto e depois de analisado o seu teor achámo-lo adequado de publicação em primeira página.

““Boa noite a todos vós amigos leitores, estou a passar para deixar uma marca de sentimento neste Blogue, que muito embora o meu nome “Lorica” (seja um nome fictício), o que vai contar mesmo é a intenção porque o faço e fora de questão está receber alguma taça ou coisa do género. Faça-se Justiça é este o meu ponto de vista.

- Primeiro que tudo apresento os meus sentidos pêsames á família do Reverendíssimo Padre Francisco Borges de Assunção.

- Em segundo, adiciono os meus parabéns ao bombeirospontopt por este ser um Blogue de carácter voltado aos bombeiros, ter referido mesmo assim a partida do nosso tão saudoso pároco Padre Francisco com um texto que honra o magnífico Homem que foi, é e será para todos quantos conhecem as obras admiráveis que deixou em Loriga e em outras freguesias.

Ao ler o triste tópico da notícia referente ao Sr. Padre Francisco nos ter deixado fisicamente, devo acrescentar que irá permanecer eternamente em Loriga pois tudo o que nos deixou foram obras soberbas que o imortalizaram.

- Em terceiro, ler todo o teor do texto, comove qualquer leitor que mesmo sabendo de quem se retrata é verdadeiramente admirável a riquíssima biografia aqui testemunhada, mas fazendo relevar a minha sinceridade, há algo do qual eu não comungo.

O texto faz referência ao nosso saudoso Padre Francisco quanto à “figura marcante por tudo quanto fez, incutiu o espírito de voluntariado, mensagem que foi correspondida pelos Loriguenses e os seus colaboradores mais próximos…” ISTO É MENTIRA!!!

Que fosse correspondida por muitíssimos dos bons Loriguenses acredito mas por alguns dos seus colaboradores mais próximos, no meu ponto de vista, isso jamais aconteceu! É pura das mentiras. Se alguns destes Senhores Colaboradores mais próximos (os que lhe batiam nas costas para obterem méritos em que hoje estão já bem apurados e que todos nós conhecemos muito bem) se tivessem a hombridade e dignidade perante o nome do Padre Francisco, inauguravam o Lar de Idosos de Loriga (como diz o texto e bem, “…a pupila dos seus olhos…”) com o seu nome na placa de honra da casa e não com outro nome, que no meu entender, embora nada contra o actual pároco, eu como Loriguense nascido, crescido e vivido que sou, não lhe reconheço tal mérito.

Penso que este “erro” veio de alguns “covardes” (como já alguém o referiu anteriormente num comentário) mas eu, no lugar do actual nome honrado às portas do lar, não sentiria bem ao nível da minha boa consciência, mandaria retirá-la e alterá-la de imediato.

Como muitos dos leitores que por aqui passaram e tiveram o mesmo raciocínio, eu sou um outro que subscrevo todos quantos estão indignados com este facto.

Já se fala e mais informo quem não sabe, que o dia 3 Julho (feriado municipal) o Senhor Padre Francisco vai ser distinguido e homenageado com a Campânula Municipal de Mérito pelo Município de Seia, por relevantes serviços ao Concelho de Seia e ao País, mas a Título Póstumo”, digo infelizmente.

- Porque é que temos tendência de distinguir tardiamente as pessoas benévolas que deixam as suas obras valiosíssimas aquando estas estão já construídas há muito tempo? Nós Portugueses devíamos rectificar esta mentalidade, isto no meu simples entender. É pena que depois incidamos no erro destes benfeitores não estarem mais entre nós como é o caso do nosso Saudoso Padre Francisco.

Do que se conhece e se pode testemunhar, o Amigo Padre Francisco não era vaidoso da sua bondade mas sentir-se-ia orgulhoso se tivesse recebido (quando vivo) um voto de louvor da sua grande obra estar de pé e o seu nome se encontrar a fazer as honras da casa. Receber a Campânula Municipal de Mérito, arrisco dizer que seria uma honra tê-la recebido em mão… mas nós só nos lembramos de Santa Barbara quando troveja, depois já é tarde infelizmente.

Devemos agradecer a tantos quantos trabalharam e que fundamentaram este pedido de mérito merecido (embora tardiamente, mais vale tarde que nunca). Agradecimentos também ao Dr. Eduardo Brito (Presidente da Câmara de Seia) e o Dr. Carlos Filipe Camelo (Vice-Presidente da Câmara).

Como sei que passam por aqui muitos dos nossos bons Loriguenses e para terminar este meu longo “discurso” aqui deixo um mote ao Blogue, e que tal postar este meu texto em primeira página para assim trabalharmos em prol de se desfazerem alguns erros “cometidos contra” as honras merecidas do nosso amigo Padre Francisco?

Garanto que é um bom princípio de conseguirmos espalhar o seu bom nome aos sete ventos. O que mais custa não é fazer tudo de uma só vez mas sim começar por uma ponta e começar por aqui é já um princípio e uma mais-valia.

Para que não surjam represálias ao meu bom nome, peço desculpas pelo nome fictício que aplico como autor do texto e como disse anteriormente não quero taças mas sim que se faça justiça, o que vai contar mesmo é a intenção porque o faço e escrevo.
Cumprimentos a todos os Loriguenses de bom coração””
Enviado por: “Lorica”

6 comentários:

  1. Amigo Lorica subscrevo o teu texto. O SR. Padre Francisco merecia mais respeito em função do que aconteceu no lar e tudo isso organizado pelos chamados "colaboradores directos".
    Campanula de Mérito bem merecida sem dúvida!!!
    O nome do Sr. Padre Francisco numa rua de Loriga é para quando??
    Bom, pelo andar deste presidente da Junta talvez daqui por um século...
    Força amigos Loriguenses, deitar a mão na massa agora e começar já a fazer o pão.
    Padre Francisco, Te saudamos amigo de Loriga. Onde quer que estejas está no céu a continuar a obra que começaste em terra. Intercede por nós. Obrigado por tudo. Descansa em paz

    ResponderEliminar
  2. MÃOS À OBRA, O HOMEM MERECE!!!

    ResponderEliminar
  3. gostei do teu ponto de vista conterrâneo lorica e sei muito bem ao que te queres referir. houve individuos que no tempo do padre Francisco (dos que lhe batiam nas costas como diz o texto) eram meros electricistas (mudavam uma lampadazitas), cortavam a relva, pregavam uns pregos e hoje vêmo-los no lar como secretários a atender as chamadas telefónicas e pra gracha lavam muito bem o carrão do pároco actual... só mesmo na nossa terra infelizmente! isto já para não falar de outras pessoas e... coisas...

    ResponderEliminar
  4. Gostei da frontalidade do sr. Lorica. Pena é que não esteja devidamente identificado não para receber uma taça mas sim para merecer no mínimo um elogio por ter tão bem respeitado o valor do nosso amigo Padre Francisco.

    ResponderEliminar
  5. Realmente é uma pena que nós portugueses tenhamos ainda a mentalidade de louvar os bons obreiros depois de já terem partido de nós.
    Parabéns Blog, parabéns Lorica pela crítica, "nem só de pão vive o homem".
    Obrigado por tudo Padre Francisco, estás no Céu ao lado de Deus a interceder por nós Loriguenses.

    ResponderEliminar
  6. JA AGORA QUE O SR MAS MUITO SR PADRE GRANDE HOMEM SIM SR FEZ MUITO POR LORIGA E MUITAS VEZES CRITICADO QUE SÓ QUERIA DINHEIRO MAS É MENTIRA DEIXOU MUITAS OBRAS NA NOSSA VILA E QUE ALGUNS POR INVEJA OU IGNORENCIA NÃO MENCIONARAM O NOME DELE NO LAR DE LORIGA JA QUE FOI ELE QUE "PUXOU"PARA LA ESSA GRANDA OBRA E SE NÃO FOSSE A IDADE DELE E A PROPRIA DOENÇA TERIA FEITO MAIS E MUITO MAIS ....UMA SUGESTÃO PORQUE NÃO DAMOS AQUELA AVENIDA DESDE O LUCIANO ATE A LORIMALHAS A AV DO SR PADRE FRANCISCO BORGES EM VEZ DA ESTRADA NACIONAL 231?OU ARRANGEM OURA AV OU RUA EM MEMORIA DESTE GRANDE SENHOR QUE MUITOS NÃO CHEGAM AOS CALCALHARES DELE......FORÇA LORIGA

    ResponderEliminar