sexta-feira, 29 de maio de 2009

A Politico-Empregabilidade Existente na ANPC

Este mundo da Protecção Civil elevou-se desde a autonomia financeira da ANPC e dos cargos e vencimentos associados. E, claro, desde a grande “publicidade” ao tema incêndios florestais… pois, as valências da ANPC só visam mesmo o combate aos ditos IF. Porque em matéria de Planeamento de Emergência o que é que a ANPC faz?! Exemplos: Indústrias Seveso – Quantas existem, quantas tem PEI e quantos PEE existem e as Barragens – Quantas tem um PEE?!

A ANPC directamente não será a entidade responsável dizem muitos. Sim, é verdade, mas quem é que tem a missão de planear, coordenar e executar a política nacional de protecção civil?!
Para quem anda distraído em termos de matéria Politico-Empregabilidade, vejamos:

1. Recentemente a nomeação de 2 assessores para o GAB SEPC. Vejam a origem geográfica dos mesmos e o partido, claro está.

2. O Presidente da ANPC – MGEN REF – não estará ligado a um Partido?! Mas, não ao de um seu irmão, pois tem uma outra cor.

3. O recente caso da exoneração do CODIS de Setúbal e a nomeação de um novo CODIS, “velho” conhecido da estrutura pela capacidade de organização da logística do CNOS.

4. Os senhores Comandantes de Bombeiros que prestam serviço no CNOS – quem são?!

5. Como é possível um organismo de administração central com ramos descentralizados ao nível distrital ter funcionários?! Sem qualquer vínculo à Função Pública?! – oops… tem vínculo sim, enganei-me… vínculo com algumas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários localizadas num raio de 20km com centro em Carnaxide. Instituições essas que se talvez servem de off-shores à ANPC. Leiam e interpretem o Relatório de Contas do Tribunal de Contas à ANPC.

6. Os senhores CODIS não tem um passado ligado desde muito pequeninos aos bombeiros – o bisavô, o avô e o pai não são ou foram Comandantes de Corpos de Bombeiros?! Ou não foram militantes de um qualquer partido político?! Qual a ligação de alguns CODIS com os seus respectivos Governadores Civis?!

7. Quanto aos adjuntos nacionais – ADON – vejam o seu percurso ou que são os seus pais!

8. Quantos aos adjuntos distritais… política ou então num caso a 4ª ou 5ª ou nem sei escolha feminina porque o senhor CODIS gosta…

Depois admiram-se dos revoltosos do sistema, vejam como tratam as pessoas… os elementos que prestam serviço à estrutura ANPC, tanto a nível nacional como distrital, foram dispensados… e todos os outros?!

Só mais um lamiré à ANPC – a opinião pública que tanto contestou a forma como o Primeiro-Ministro tirou o seu “bacharelato” não sabe mas fica a saber que a outrora “grandiosa” Universidade Independente tinha uma turma “especial” composta por elementos dirigentes da ANPC. Entres os quais o “novo” CODIS de Setúbal e o CONAC da ANPC. O primeiro ainda está a acabar uma licenciatura no Instituto Politécnico de Beja e para espanto de muitos já só faltam duas cadeiras para acabar!!! Deve ser uma anedota, mas enfim… os colegas universitários do mesmo ainda não se queixaram por se calhar nem saberem da existência do mesmo!!!

Quanto ao CONAC já é licenciado pela Escola Superior de Peniche! Alguém quer ver as datas/horas e modo de avaliação dos mesmos – trabalhos, frequências e exames. Ouvi dizer que cá em Lisboa andam outros CODIS… e que a avaliação é um trabalhito para o senhor comandante…

Quando é que os lugares são ocupados por gente capaz devido à inteligência e capacidade individual de trabalho?!
Enviado por: “Castrador PC” sob o tema “Estado de Alma”

1 comentário:

  1. Um amigo do tacho tráz outro amigo pro tacho... é assim o chamado factor "C".
    Enquanto nós andamos na universidade três anos (se tudo correr bem) pa concluir uma licenciatura estes senhores no fim de um ano, ano e meio tem um canudo muitas das vezes sem la porem os pés e mais, não pagam propinas!!! Vivemos num país de rotos e de compadrios. Também quero!!!!
    Alguém me sabe dizer como fazê-lo???

    ResponderEliminar