quinta-feira, 21 de maio de 2009

Mulher de Seia Com Suspeitas de Gripe A (H1N1)

A mulher de 60 anos que ontem deu entrada no hospital de Seia com suspeitas de gripe A (H1N1) já saiu de casa e foi levada para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) pelo INEM.

A doente que ao fim da manhã de ontem abandonou as instalações do hospital de Seia e se encaminhou para casa, recusando ser levada para Coimbra, foi contactada durante a tarde pela Delegada de Saúde local, acabando por aceitar o transporte.

"Estão a ser tomados todos os procedimentos normais e vai ser transportada pelo INEM", disse à Agência Lusa a Delegada de Saúde, Maria Assunção Ferreira, no momento em que saía da residência da mulher, onde esteve entre as 16:20 e as 17:20.

A Delegada de Saúde não deu mais indicações sobre o caso, remetendo "mais esclarecimentos para a Direcção-Geral de Saúde".

A mulher permaneceu em casa, na cidade de Seia, com o marido, enquanto no exterior estavam jornalistas e três elementos da GNR, que aguardavam pela chegada do INEM.

A mulher acabou por sair para Coimbra por volta das 18:30.

A mulher deu entrada hoje de manhã no serviço de urgência do Hospital de Seia e foi atendida naquele serviço, contou Luísa Lopes, directora da urgência da Unidade Local de Saúde da Guarda.

"Regressou (terça-feira) dos Estados Unidos da América já com sintomatologia e hoje de manhã apresentou-se no Hospital (de Seia) " com sintomas associados à doença, referiu.

Adiantou que logo que o caso foi detectado "foi activado o plano de contingência da gripe local e o processo" seguiu os trâmites definidos pela Direcção-Geral de Saúde.

A doente esteve para ser transferida, durante a manhã, para os HUC, "que é o hospital de referência para os casos suspeitos", acrescentou Luísa Lopes, mas a doente recusou o transporte do INEM.

A mulher esteve "cerca de duas horas" no hospital de Seia, decidindo depois abandonar as instalações da unidade de saúde e recusando assistência em Coimbra.

José Manuel Brito, jornalista residente em Seia, contou à Lusa que pelas 12:20 dirigiu-se ao hospital e quando estava a chegar, na rua, cruzou-se com um casal que abandonava as instalações "e a senhora retirou uma máscara cirúrgica da boca".

Diz que ouviu uma enfermeira, que também tinha uma máscara cirúrgica, dizer-lhe para "não fazer isso". "A mulher só respondia: já aqui estou há três horas, estou farta de esperar. Só tenho dores de cabeça. Vou-me embora e vou à Farmácia buscar um medicamento", relatou, salientando que só mais tarde soube que era a emigrante com suspeita de gripe A (H1N1).

F: Lusa

1 comentário:

  1. Só espero que seja um mal entendido. Que a senhora tenha uma simples e normal constipação. Que não seja a gripe H1N1.
    Em caso de o ser a coisa está má. Porque se a senhora viajou dos Estados Unidos para aí, Portugal, isso quer dizer que todas os viajantes desse particular avião poderão estar contagiados.
    Sorte para todos, fico trocendo para que tudo seja um mal entendido.

    ResponderEliminar