sábado, 9 de maio de 2009

CETAC, Um Centro de Comando Único na Europa

O Centro Táctico de Comando (CETAC) foi usado pela primeira vez nos dias 5 e 6 de Maio durante a realização do PTQUAKE09, um exercício com meios reais (LIVEX) de âmbito europeu, planeado e conduzido com a finalidade de testar a resposta do Sistema de Protecção Civil a uma situação de ocorrência de um evento sísmico na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e concelhos limítrofes, num quadro de cooperação alargada em que se integrarão no esforço de resposta nacional equipas de intervenção regionais e europeias.

O CETAC é um centro de comando avançado, autónomo e modular, único na Europa, devido à sua capacidade tecnológica e versatilidade. É composto por sete veículos e nove tendas e pode ser rapidamente instalado em qualquer ponto do território nacional continental. O CETAC custou cerca de um milhão de euros e poderá ser utilizado em ocorrências de longa duração, dimensão e complexidade, como sismos ou incêndios ou outras grandes catástrofes.

Quanto à sua capacidade, o CETAC permite acomodar até 90 postos de trabalho e é instalado em 90 minutos. Pelo facto de ser modular, o número de tendas e de veículos operacionais poderá adaptar-se à dimensão da catástrofe. Além da equipa do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), no Centro haverá ainda lugar para todas as entidades que trabalham numa ocorrência de grande dimensão, como PSP, GNR, INEM, Instituto de Medicina Legal, Forças Armadas ou Direcção-Geral da Saúde. É composto por:
Veículos:
-Veículo de Comando Operacional Táctico - VECOT
. Veículo ligeiro com chassis 4x4, destinado ao reconhecimento e comando táctico da coluna, quando em marcha.
-Veículo de Direcção Estratégica - VEDIE. Sala com ambiente e espaço independente destinada à tomada de decisão e direcção estratégica das operações, que permite a instalação de 4 postos de trabalho.
-Veículo de Recursos Tecnológicos de Emergência - VERTE. Constitui-se como um módulo autónomo, capaz de garantir a rápida instalação de um posto de comando avançado, ao nível da informática e telecomunicações, através de uma gestão centralizada e de um conjunto de periféricos (portáteis, telefones, multifunções, rádios portáteis, videoprojectores, etc.) a distribuir pelas células de cada posto.
-Veículo de Apoio Logístico - VEALO. Camião pesado com contentor e plataforma elevatória, equipado com geradores, porta paletes eléctrico e diversos equipamentos logísticos, nomeadamente 9 tendas insufláveis, 4 balões de iluminação, motobomba, sanitário químico, chuveiros de campanha, cadeiras, mesas, rações de combate, motosserras, manga de vento e conjunto de sinalização para aeronaves.
-Veículo de Comando, Controlo e Comunicações - VC3. Integralmente concebido pelos técnicos da ANPC, é dotado dos mais modernos meios informáticos e de telecomunicações, aptos a permitir uma gestão eficaz de teatros de operações de elevada complexidade. Compreende sala de reuniões, sala de trabalho, WC, copa e sala de descanso. Acomoda, em permanência, 26 postos de trabalho.
-Veículo de Apoio Técnico - VEATE. Destina-se a suportar as comunicações até ao momento da finalização da instalação do CETAC, garantindo o apoio técnico. Está equipado com um repetidor móvel VHF (REPC/ROB) e link de UHF, permitindo o seu funcionamento como posto de comunicações avançado. Reboca um gerador e uma torre de iluminação para instalação do CETAC.
-Veículo de Reconhecimento e Ligação - VEREL. Destina-se ao comando da Logística do CETAC. Permite efectuar o reconhecimento e a ligação, bem como garantir todas as acções ao nível da logística com vista à instalação, manutenção e funcionamento do CETAC. Em marcha, encerra a coluna motorizada e permite a ligação com o VCOT.

Tendas:
Com uma área de 42m2, as tendas e os respectivos acessórios têm um peso de 180 kg. Contém sistema de iluminação próprio. Estes equipamentos que compõem o Centro Táctico de Comando destinam-se a instalar as diferentes células: Planeamento / Operações; Logística / Finanças; Análise de risco / Avaliação de danos; Informação de Emergência / Media; Apoio Técnico Operacional; Briefings; Resposta Operacional; Áreas de refeições e descanso e Resposta Técnica.

Tecnologia do CETAC:
• Instalação de uma rede local, estruturada (voz e dados), com 5 ‘wireless access points’ (A P); • Servidores para gestão de domínio local e partilha de ficheiros, impressão e fax; • Ambiente de Intranet, com informação útil (lista telefónica interna, apoio à configuração, impressão, envio de fax, etc., pastas de grupos funcionais); • Sistema de troca de mensagens, com anexos, e registo de histórico; • Controlo do acesso à informação – criação de utilizadores/grupos locais, funcionais, com acesso por login//password; • Centrais telefónica IP (VC3 e V ERTE) com terminais fixos e portáteis; • Acesso externo para voz e dados por GSM/GPRS/3G, Satélite e Linha analógica/R DIS/A DSL, com agregação de largura de banda (acesso Internet) e gestão inteligentedo operador público; • Integração com R NSI – ‘R NSI in-a-box’ – acesso directo e seguro à R NSI – Sistema de Informação, Correio electrónico, acesso Internet, Videoconferência; • Videoconferência móvel e multiconferência por integração com sistema central da A N PC; • Gateway Repeater digital – Equipamento repetidor para a rede SIR ESP, permitindo colocar as comunicações locais do CETAC na rede SIR ESP; • Gateway analógico – integra as redes SIR ESP e R EPC//ROB no posto de comando, permitindo a integração das comunicações em V HF/Banda Alta na rede SIR ESP e vice-versa; • Câmara de videovigilância, controlo joystick/software, com rotação de 360º, zoom óptico 35x; • Sistema de recepção de T V misto-distribuição de 8 canais em simultâneo e distribuição de sinal para tendas; • Estação meteorológica sem fios.

1 comentário:

  1. Bom artigo, mas para o CETAC funcionar em pleno, quantas pessoas são necesarias?

    ResponderEliminar