domingo, 17 de maio de 2009

Simulacro Entre Bombeiros Portugueses e Espanhóis

O *bombeirospontopt* apesar de estar já ao corrente desta situação algo estranha que se passa lá pelo Norte, noticiado há já alguns meses atrás pelos blob’s “bombeirosparasempre” e “Voo da Fénix”, este caso merece novo destaque hoje. Passo a explicar.

Durante a entrevista aos principais responsáveis intervenientes, mostra o Sr. José Fernandes sob o cargo de um “Comandante” que se diz ser dos Bombeiros Voluntários de Bragança, está fardado de militar investindo uns galões que na minha modesta opinião, desconheço tal cargo ou posto dentro do quadro geral de Bombeiros.

Eu, como Bombeiro, em pleno TO, se este Sr. me ordenasse algo para cumprir, eu não o faria devido ao facto de desconhecer tal posto e fardamento pois é algo que me está imposto pelos meus princípios e conhecimentos de Bombeiro Voluntário. O que mais este Sr. pode fazer é dar missões a cumprir aos GIPS da GNR que são forças militarizadas.

Devo fazer lembrar que o fardamento deste Sr. não cumpre com o disposto na Portaria 845/2008, artigo 9.°, que rege o plano de uniformes dos Bombeiros Portugueses.

Onde anda o Sr. CODIS que gere este CB? Ele há cada coisa..!

19 comentários:

  1. realmente ha cada coisa.. so gostaria de saber como é k os seus bombeiros se sentem sem k o seu proprio comandante honre a farda dos voluntarios??!! é por essas e por outras k os militares vao tomando conta disto..

    ResponderEliminar
  2. Sim o posto e TENENTE-CORONEL ,devias dar mais importância ao simulacro pois foram os primeiros bombeiros a trabalhar com a UME, nunca no pais se realizou assim um exercício,ja agora da uma vista de olhos ao novo regulamento sobre quartéis .

    ResponderEliminar
  3. BEM APANHADA ESTA DO BLOG. REALMENTE NÃO HÃ CONDIçÕES!!!!!!! BOMBEIROS EM FASES TERMINAIS É DO QUE SE ESPERA MAIS DIA MENOS DIA. NÃO SE MEXAM NÃO SENHORES DIRECTORES E COMANDANTES SE ISTO TERMINA DAQUI AMANHÃ PODEMOS AGRADECER-VOS A VÓS, SEUS INERTES.

    ResponderEliminar
  4. Caro amigo blog ainda isto não é nada e os seus gaiatos da fanfarra fardados dde vermelho com boinas azuis, até parecem paraquedistas. hahahahahaaaaaaa.......... É só rir com este cb.

    ResponderEliminar
  5. anonimo das 19:12 quiseste ser tao inteligente que meteste agua a força toda. primeiro nao é tenente coronel mas sim major ok?! e segundo o regulamento sobre quarteis é igual pa todos nos e a portaria 845-2008 (uniformes) é que manda nao haver excepçoes se as ha é graças aqueles que querem tachos quando ja estao nas pre reformas ou nas reformas. deixa-me so dizer-te uma coisa, ja alguma vez viste uma lei a dizer duas coisas? acho que nao, uma lei tem o seu objectivo proprio e unico! sendo assim qualquer dia o meu comandante da-lhe na cabeca e em vez de um t-shirt mete-nos na parada de peito ao léu e deopois é o regulamneto de qurtel que altera. metes uma piada.

    ResponderEliminar
  6. sou o anonimo das 23:12 e queria dizer mais uma coisa, eu queria referir-me no anterior comentario ao anonimo das 19:21 e nao ..:12. e ja agora, se sabes tanto diz qual a lei dos quarteis é que estamos aqui 5 pessoas e nao sei onde ta essa portaria que delega competencias a um comandante se vestir ele e os seus homens como quiser e lhe bem apetecer. valha-te Deus. compreende-se que a noticia é sobre o simulacro mas vem mesmo a calhar, é que um comandante militar, fardado de militar, e major a frente de um cb ok tudo bem, mas fardado como todos nos DE BOMBEIRO. tenho dito

    ResponderEliminar
  7. Eu que sou de Bragança ate poderia explicar mais uma vez( irra que ha gente burra!!!) mas nao o vou fazer, senão vão á procura dessa discussão no bombeirosparasempre. Apenas relembro, que ninguem em Bragança está acima da lei, e desde o Comandante Militar, ate as "Boinas azuis" não incorremos em nenhuma irregularidade.

    Alem disso quem faz o posto não é a farda, mas sim que a enverga!

    Se nao se preocupassem V.Exc em comentar fardas e tentassem fazer algo como se fez neste simulacro, não teriamos ocupação de lugares de bombeiros por outras entidades!!!

    ResponderEliminar
  8. CONCORDO COM O AUTOR DO BLOG. FALAR NO SIMULACRO NÃO É NECESSÁRIO PORQUE PELOS VISTOS CORREU BEM E AINDA BEM, OS MEUS PARABENS AOS BOMBEIROS INTERVENIENTES NO TO MAS SIM HÁ QUE FALAR TAMBÉM DO QUE ESTÁ MAL E O QUE ESTÁ MAL NO MEU PONTO DE VISTA AQUI NESTAS IMAGENS É O FACTO DO COMANDANTE DE BRAGANçA NÃO ESTAR UNIFORMIZADO CONFORME O ARTIGO 68°. ESTE SR. MAJOR NUM TO FORA DO DISTRITO, OS BOMBEIROS QUE TRABALHAREM CONJUNTAMENTE VAO ACHAR QUE É COMADANTE DOS GIPS E NÃO DE BOMBEIROS. QUANTO AO "TALI 0402" DEVO REFERIR QUE A LEI É PARA CUMPRIR DENTRO DO PAIS PORTUGUES POIS NÃO ESTAMOS NA "TALIBANDIA" E TALIBANS LONGE DELES, SÃO MAUS QUE SE FARTAM :-) E QUANTO AO DIZEREM PARA AI QUE SE TRABALHASSEMOS MAIS NÃO VERIAMOS LUGARES OCUPADOS POR OUTRAS ENTIDADES SEM SER A DE BOMBEIROS ETC, ISSO SÓ EXISTE E ACONTECE PORQUE NÓS BOMBEIROS SOMOS HUMILDES E FECHAMOS OS OLHOS A TUDO...

    ResponderEliminar
  9. Já agora pergunto ao tali, qual é o fardamento de Comandante Engenheiro?

    vais-me dizer que eu sendo um bom homem e um bom Comandante posso ir para a frente dos meus homens com o capacete branco de PVC e colete reflector com as letras gravadas, ENGENHEIRO?! Hehehehe......!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Em vez de se preocuparem com o fardamento deste ou daquele preocupem-se em fazer qualquer coisa que dignifique os bombeiros. So fala dos outros e inveja os outros quem nao consegue ser melhor do que eles!...
    Ja que estao a dar importancia ao simulacro realizado pelos BVB e pela UME porque nao comentar o profissionalismo destes homens.

    ResponderEliminar
  11. C. Gonçalves lixboa18 de maio de 2009 às 13:38

    anónimo das 12:20 eu apenas falo contra esse facto das fardas ilegalmente investida porque acho que não é normal... só para tua informação, eu estive dentro do exercício PTQUAKE09 e não vi nenhum dos nossos comandantes do sul fardados de militar. eu estou de acordo que se fale do que vai mal nos bombeiros portugueses pois é assim que parece que se vão melhorando as coisas. quanto ao termos que falar de simulacros, muitos se fazem por este pais fora e com profissionalismo mas acho que só o comandante de bragança se vê muito mal fardado, ate quem sabe, para dar o exemplo das boininhas azuis tal qual como os paraquedistas do serviço militar de onde é proveniente o sr. major

    ResponderEliminar
  12. Concordo plenamente com o Tali_0402, porque não fazer um exercício idêntico ao que nós fizemos?
    Acho que teria muito mais valor, do que estar aqui a criticar os colegas, sim porque somos Bombeiros neste país, e até fica mal alguém de fora ler este blog, pensa logo, a dor de cotovelo é lixada. Em relação ao fardamento do cmdt do meu Quartel, no meu entender, a ele lhe diz respeito, usar ou não a farda de militar. E se até agora ainda ninguém se opôs, não vão ser Bombeiros de outro corpo de Bombeiros que vão criticar.
    Hà e também acerca do assunto das boinas azuis de marinheiros, ou coisa do género, foi um comentário extremamente infeliz. não sei de onde veio agora essa ideia da Fanfarra. Mas é normal que não seja possível perceber o que é a Fanfarra, sim, porque quem não tem, não sabe.

    ResponderEliminar
  13. Carlos, CB Manteigas20 de maio de 2009 às 10:18

    Caro anónimo 20 de Maio de 2009 1:57 estar de acordo com o seu colega Tali é consigo mas tentar fazer com que nós compactuemos com ilegalidades, isso não!

    Para seu governo, há imensos simulacros iguais ou melhores que se fazem um pouco por todo esse país fora só não são mostrados pelos mídia como o de Bragança. Veja por exemplo o simulacro da Serra da Estrela (Grande Ângulo) que meteu cerca de 7 corporações de bombeiros, mobilizando os mais variados meios aéreos e terrestres e no entanto todos se apresentaram uniformizados como manda a lei, “”todos iguais, todos por igual””, são assim os uniformes dos BOMBEIROS.

    O problema que existe aqui não é o facto de o simulacro ser assim ou assado mas sim, as formas de fardamento que vocês utilizam que não são as correctas mediante a LEI ACTUAL PORTUGUESA. Assim seja, se o amigo anónimo diz que somos todos bombeiros portugueses então devíamos comportar-nos como tal, uniformizados correctamente mediante a lei de uniformes dos BOMBEIROS de PORTUGAL e não de militar português. Amigo, aqui fala-se de BOMBEIROS.

    “Andar fardado de militar só a ele lhe diz respeito”, diz o anónimo 20 de Maio de 2009 1:57… ESTÁ ERRADO!!! Diz respeito a todos nós que nos sublinhamos ser Bombeiros e como tal, devemos ser todos iguais quando estamos formados em parada, assim sabe-se que aquele senhor ali, mal uniformizado, não pertence à nossa classe.

    Fanfarra de Bombeiros nos meus conhecimentos diz tudo, comportam-se como bombeiros de igual modo aos combatentes de incêndio na ordem e disciplina. Os fardamentos são exactamente os mesmos em que só alteram os dísticos de músico, agora quantos aos conhecimentos do anónimo 20 de Maio de 2009 1:57 acho que só muito fraquinho, então cultive-se se faz parte da honra de Bombeiros. Ah, e não deixem a aberração do comandante andar assim fardado, dá mau aspecto à classe dos BOMBEIROS PORTUGUESES ao qual eu faço parte e digno a minha farda e o meu lema VIDA POR VIDA.
    Força bombeirospontopt, para a frente é que é o caminho, cumprimentos.

    ResponderEliminar
  14. Grande Ignorantes, concerteza que não são todos, mas há gente aqui que nem sequer viu o video para estar a falar das fardas e das boinas. Quanto ao administrador do blog, acaba por ser um hipocrita ao copiar de novo o artigo sobre a fanfarra dos B.V. de Bragança, quanto as fardas militares, e ao que falou do PTQuake, nao tinhas la militares fardados, mas tinhas la uns tipos que se cagam de alto para ti e para os teus, que andam fardados de negro e de boina, que mais parecem os SOLDADOS DA FORTUNA!!! Ao que falou que realizavam simulacros na serra da estrela, e que ninguem sabia disso, so tenho 2 palavras : TEMOS PENA!!! e mais vos informo, nem o INEM, nem a ANPC, pelo CNOS, nos disponibilizaram e repudiaram este exercicio internacional, ca no norte, pk em lisboa souberam bem convidar forças que se encontram a mais de 8h de distancia, e UME está a 3h no maximo...
    Olha que do simulacro ninguem comenta... Bem podem, NAO CORREU NADA MAL!!!

    Cambada de Invejosos!!!

    ResponderEliminar
  15. E aos se dizem bem fardados lanço-lhes um desafio:

    Mandem fotos do vosso fardamento no dia-a-dia a ver como é que voçes se trajam...quer dizer, fardam!!!

    ResponderEliminar
  16. A dor de cotovelo é lixada.. mas não nos deixamos guiar por essas pessoas que com falta de noticias das suas terras vêm criticar quem trabalha com afinco.

    O simulacro correu muito bem e não precisou da grande logistica, mediatismo e recursos financeiros da nossa querida ANPC, que teima em concentrar todos os meios e toda a formação em Lisboa, local onde se sabe que mais dia menos dia um desastre vai acontecer, sendo improvavel que os meios dessa cidade consigam responder ao apelo da sua população, pois eles mesmos serão afectados.

    Por isso acções como esta, devem ser mais vezes realizadas, pois como países irmãos que somos e devido a proximidade que nos une, devemos colaborar de forma a evoluir e criar rotinas no caso de um dia existir uma grande emergência em qualquer um dos lados da fronteira.

    Quando quiserem criticar alguem, vejam-se ao espelho.. vejam se a farda que usam esta todos os dias e a toda a hora de acordo com todas as normas.. E depois disso e se tiverem tempo, pois caso não saibam podem gastar esse precioso tempo a treinar ou a instruir-se, reparem se esses senhores que voces dizem que respeitam todas as normas do fardamento aplicado aos corpos de bombeiros, se realmente se preocupam com voces, ou se apenas os usam para proveito próprio.

    Por isso se querem continuar a criticar e se isso vos faz felizes e realizados, continuem.. Porque para nós, como se costuma dizer, "Falem bem ou falem mal, o que interessa é que falem".

    ResponderEliminar
  17. CarlosT_0402 acabo de ler todos os comentários aqui postados e ainda não li nenhum que falasse mal do vosso simulacro, antes pelo contrário, vejo aqui pessoal a louvar esse facto.
    A única coisa que dou conta é k o vosso comandante está mal uniformizado de bombeiro, até que para militar não está nada mal.
    Amigo, provavelmente és do CB Bragança e estás habituado a ver o Major como teu “comandante” mas imagina tu que ias em coluna para uma outra zona do país, e para teu desconhecimento, um sr. fardado de militar (major ou coronel) dava-te uma ordem para cumprir, o que fazias? Cumprias?
    Das duas uma, ou perguntavas-lhe quem era (porque aqueles galões não estão previstos nos nossos de bombeiros e os desconheces como tal) ou então cumprias a ordem mesmo que sendo o presidente da junta a dar-te a missão… por amor de Deus, tenham juízo, não defendam o que está mal, defendam sim o que vai bem e farda militar e boinas azuis estão excluídas do nosso fardamento LEGAL DE BOMBEIRO. Viessem os senhores inventar aqui para a Guarda…… tristeza!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Olhem primeiro para o vosso fardamento e deixem de criticar os outros.
    Pois claro, viram o simulacro, como correu td bem, não tinham por onde pegar e tivesteis de pegar pelo modo como o cmdt estava fardado.
    Sim, e gostaria de ver se todos os bombeiros que estão aqui a criticar o meu corpo de bombeiros, andam bem fardados, mas bem fardados mesmo, no dia-a -dia. Pensem nisto.
    Criticar os outros é fácil não é?

    ResponderEliminar
  19. Alguém me pode dizer ao abrigo de que Lei e em que D.R. foi "nomeado" este sr. Comandante do exército?

    ResponderEliminar