quarta-feira, 11 de março de 2009

Porta da Estrela “discrimina” os Bombeiros de Loriga

Jornal Porta da Estrela “discrimina" os Bombeiros Voluntários de Loriga num artigo das comemorações dos 75 anos dos Bombeiros de Seia.

Depois de uma pesquisa pelos jornais nacionais e locais como o faço frequentemente para minha cultura, no Porta da Estrela Online, no repasse da notícia “Bombeiros de Seia Promovem Sarau Cultural”, nos últimos parágrafos do texto consta que os “Bombeiros necessitam de ajuda”.

Como o texto cita “Bombeiros” pensava eu na minha humilde justiça, fossem no mínimo as corporações do concelho (Bombeiros de Seia, S. Romão e Loriga), mas afinal enganei-me!
Não percebi até ao momento o porquê deste artigo que relata exclusivamente uma notícia do foro dos Bombeiros de Seia (75 anos) mas depois retrata conjuntamente que os Bombeiros de S. Romão querem adquirir uma ambulância… não existirão também os BV de Loriga a querer terminar o seu Quartel?!
O “PE” foca que estes dois Corpos de Bombeiros carecem das ajudas do povo e que para o efeito “os Bombeiros” para adquirirem ambulâncias têm em marcha uma campanha de angariação de dádivas em várias casas comerciais.
Para informação deste Sr. "jornalista", dou a conhecer que os Bombeiros de Loriga também têm uma campanha de angariação mas esta para outro fim chamado Quartel.

No meu entender, este artigo está somente a promover ajudas apenas a estas duas Associações e Loriga é esquecida ou melhor, simplesmente banida do texto que muito provavelmente este seria apenas para referir actividades dos BV Seia e não ter que referir algo extra-notícia. Qual a intenção? Não sei! Que se pronuncie o autor… Eu chamaria a este propósito "discriminação".

Na minha opinião, o “PE” deveria ter vergonha quando pública uma noticia deste tipo sabendo que à partida, vai ser lida principalmente por muitos dos habitantes do Concelho de Seia, incluindo pessoas como eu, natural de Loriga e amigo dos seus Bombeiros.

Sim, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Loriga também carece das dádivas de todos só que em vez de ser para adquirir ambulâncias (embora necessárias e nunca são demais), tem o Quartel que se encontra em fase de “adiamento de conclusão” por falta de verbas e quase de certeza, os corpos directivos terão todo o gosto em ver a obra concluída.

Senhor jornalista do “PE” e supostamente autor da notícia, seria justo e digno focar também nesse artigo o facto de Loriga ter uma campanha activa de angariação de fundos que, muito embora não estejam por as áreas comerciais da cidade e arredores, está presente na internet http://www.bvloriga.pt/ e alguns comércios daquela localidade.

Das duas uma, ou o senhor "jornalista" é excêntrico e a vontade de promover Loriga é escassa por algum motivo ou então alguém escreveu o artigo sem que fosse o "amigo" mas o facto é que este texto aparece apenas publicado no “PE”, muito provavelmente no jornal onde trabalha ou faz alguns biscates.
Caro "jornalista", ..."não faça de contas que não viu a campanha. Até pode ser dos primeiros a pedir ajuda aos Bombeiros, que não gostaria que não o atendessem"... Não é isso que o Senhor diz no seu texto?! Muito provavelmente se pedisse auxilio aos Bombeiros de Loriga eles também não deixariam de o atender.
Uma vez este senhor não ter tido a dignidade de promover Loriga onde o poderia ter feito, passo eu ter a ousadia de divulgar aqui aquela magnifica e preciosa obra que os Bombeiros de Loriga têm em mão e que para a sua conclusão, não só como Seia e S. Romão necessitam de ajuda, Loriga precisa dela também.

http://www.bvloriga.pt/
Bombeiros de Loriga Precisam da sua ajuda!
Obrigado por participar nas campanhas e iniciativas de angariação de fundos.
Faça o seu donativo!
Conta Quartel:
NIB: 0045 4081 4018 7006 993 78:IBAN: PT50 0045 4081 4018 7006 9937 8:

Enviado por: MJ

16 comentários:

  1. Bem visto e bela tacada a esses senhores. Loriga já está habituada a este tipo de coisas. É por isso que muito bem vivemos sem ler tal jornal, é preferivel ler "A Neve" ... iac.. iac.. iac!!!

    ResponderEliminar
  2. Tb estou de acordo com o senhor que escreveu este texto. Se o tema era bombeiros de Seia o que faz lá o nome de bombeiros de S. Romão, se queria falar deles, no minimo mencionava tb os BVLoriga mais o seu quartel.

    ResponderEliminar
  3. Já verifiquei a página do porta da estrela para saber qual o jornalista assinou o artigo mas nem assinado está. Conclusão, é do conhecimento do director tal publicação. Na minha ideia pensei, às tantas lá foi alguém que gostaria que o quartel fosse construido em Alvôco... como não está assinado e para estar publicado, o artigo tinha que obrigatóriamente ter passado pelas mãos do cefe de redacção. Pensem nisso............

    ResponderEliminar
  4. é sempre a mesma coisa mas não é por isso que o quartel vai deixar de ser construido. irá ser o melhor quartel do conselho

    ResponderEliminar
  5. Promover Loriga nunca esteve nos ideais deeste jornal e não sabemos porquê. Lembram quem começou com as ideologias da estrada de São Bento que não seria muito viável? Então, a estrada lá está e o quartel lá irá estar sem ajuda do PE. Deste jornal Loriga já espera um pouco de tudo

    ResponderEliminar
  6. VIVA O QUARTEL DE LORIGA. COM A AJUDA DO JORNAL OU SEM ELA NÓS SEMPRE FOMOS NÓS COM A GRAÇA DE DEUS. VIVA O QUARTEL E O POVO DE LORIGA….. VIVA LORIGA

    ResponderEliminar
  7. caros conterraneos o que podemos esperar deste tipo de jornalista....... as pessoas só são importantes se lhes dermos importância

    ResponderEliminar
  8. parece impossível. a neve como jornal e seus santinhos é bem melhor do que este (pe) que só sabe fazer política sempre virada para melhorias deles, nunca foi virado para Loriga. nós vivemos bem sem a política desse jornalzinho

    ResponderEliminar
  9. O titulo deste jornal está mal dado. Eu propunha em vez de Porta da Estrela melhor era Porta de Seia ou coisa do género. Agora generalizar, Estrela, quer dizer muita coisa boa quer referir-se a terras imensas e muito boas assim como Loriga. Quanto a sede deste jornal devia ser transferida para Alvoco. Tenho dito

    ResponderEliminar
  10. Não venho aqui defender o Porta da Estrela, até porque acho que o jornal não precisa de defesa. O que a notícia retrata, e eu já verifiquei, é que nas casas comerciais de São Romão e de Seia há caixinhas para as pessoas
    deixarem donativos.
    Quanto aos bombeiros de Loriga, desconheço que na vila haja essas caixinhas.
    O que sei, e li no Porta da Estrela, na edição de 10-02-2009 como o título "Bombeiros de Loriga suspendem construção do quartel por falta de dinheiro" é referido que "A direcção continua a organizar campanhas de recolha de
    fundos para concluir uma obra que o comandante da corporação, António Alves, considera «fundamental» para a operacionalidade do corpo activo. Para o efeito foi aberta na Caixa de Crédito de Loriga a "Conta Quartel" com o número de identificação bancária 0045 4081 4018 7006 993 78, onde podem ser
    depositados os donativos".
    Posso ainda dizer, e qualquer pessoa o pode fazer, se fizerem uma pesquisa no site do jornal sobre os Bombeiros de Loriga verificarão que muitos dos
    textos falam na angariação de fundos e na conta aberta na Caixa de Crédito.

    ResponderEliminar
  11. Essa é boa ó Sr. anónimo das 3:15, diz que não está a defender o porta da estrela mas parece que é a primeira coisa que dá a impressão estar a fazer. Pelo que entendo do texto que deu origem a estes comentários foi o facto de numa notícia publicada pelo “pe online” alusivo aos bombeiros de Seia (75anos), pelo meio meter a "papo-seco" as angariações de dois dos três corpos de bombeiros do Concelho de Seia, sabendo-se à partida, que para além de Seia e S. Romão, Loriga se encontra na mesma situação, falta de dinheiro.

    Uma vez os bombeiros de Loriga terem em marcha uma campanha semelhante, seja ela onde e em que parte for, no meu entender, devia ter sido também referida no dito texto uma vez que promoveram nele apenas duas outras da mesmíssima região. O jornal em questão tinha conhecimento que os bombeiros de Loriga também necessitavam deste apoio mas para o Quartel, obra carecida não só de agora pelos actuais Srs. presidente e comandante mas sim acusada por muitos que por esta Associação passaram ao longo de mais de 25anos. Então aí sim, o texto podia referir generalizando "os bombeiros precisam de ajuda" porque eram já lidos os três Corpos de Bombeiros do Concelho de Seia. Todos precisam e não apenas estes dois… não é verdade Sr. anónimo?! Verdade se diga, defendeu ou não o “pe”?
    Eu apenas defendo que não hajam injustiças, nada mais.

    Faça o seu donativo!
    Conta Quartel:
    NIB: 0045 4081 4018 7006 993 78:
    IBAN: PT50 0045 4081 4018 7006 9937 8:

    ResponderEliminar
  12. **anónimo 13:15 diz**: “…o que a notícia retrata, e eu já verifiquei é que…”
    **PE diz**: “Bombeiros necessitam de ajuda…”
    **eu digo**: o senhor verificou tudo muito mal. Até para os menos entendidos o termo “Bombeiros necessitam de ajuda” entende-se que a necessidade seja generalizada e não apenas às 2 que o texto sugere que sejam ajudadas.

    **anónimo 13:15 diz**: “desconheço que na vila haja essas caixinhas…”
    **PE diz**: nada refere.
    **eu digo**: há sim! Em vez de caixinhas como lhes chamais em Loriga HÁ POTES DE BARRO TRADICIONAIS PARA PEDITÓRIOS em alguns cafés e padarias. Como pode você sabê-lo, isso vem provar que o anónimo não é de Loriga.

    **anónimo 13:15 diz**: “Posso ainda dizer, e qualquer pessoa o pode fazer, se fizerem uma pesquisa no site do jornal sobre os Bombeiros de Loriga verificarão que muitos dos textos falam na angariação de fundos…”
    **PE diz**: As associações de Bombeiros de Seia e São Romão têm em marcha uma campanha de angariação de dávidas destinadas à aquisição de viaturas – ambulâncias.
    **eu digo**: não vejo aqui descrito que os Bombeiros de Loriga também têm em marcha uma campanha idêntica.

    **anónimo 13:15 diz**: “A direcção continua a organizar campanhas de recolha de fundos para concluir uma obra que o comandante da corporação, António Alves, considera fundamental…”
    **PE diz**: neste texto apenas refere Bombeiros de S. Romão e Seia
    **eu digo**: o PE neste texto não menciona os bombeiros de Loriga, mais acrescento em resposta do anónimo 13:15, não só esta direcção como o comandante de agora foram os únicos a olhar por estas necessidades, eu subscrevo tal como o anónimo 6:59. Muitos Loriguenses fizeram com que esta Associação estivesse de pé durante estes 27 anos. O mérito é de todos os que por lá passaram e ajudaram.

    Senhor anónimo 13:15 afinal não tem razão no teor do seu texto… a sua defesa em proveito do PE foi muito mal desenhada e quanto ao jornalista do PE devia saber no mínimo que dávidas não existe no vocabulário português.

    ResponderEliminar
  13. Caro amigo anónimo, muito embora este blogue não se responsabilize pelas opiniões proferidas nos espaços dos comentários, determinou-se que o seu comentário (enviado às 14:20), não é digno de ser publicado devido a teores que achamos abusivos e insultuosos a terceiros, por isso, o “bombeirospontopt” classificou-o como lixo electrónico e excluído deste espaço. Teremos muito gosto em publicar as suas opiniões ou sugestões sem que elas contenham géneros de palavrões contra pessoas ou instituições. Obrigado.

    ResponderEliminar
  14. depois de analisados os textos do pe e bblog estou em pleno acordo com a do blog... sem duvida alguma, discriminação é o que eu lhe chamo tb

    ResponderEliminar
  15. Cambada de azeiteiros ajudem é arranjar dinheiro para o quartel. Só sabem é criticar!

    é dor de cotovelo para muita gente ver aquela obra na fase em que está!

    ResponderEliminar
  16. Chamam a isto um jornalista?Eu diria que jornalistas como este é de se tirar o chapeu,pois ele a meu ver queria era ver o quartel construído em Alvoco.Com ou sem ajudas do PE o quartel já ninguém o tira de Loriga e ainda bem!Quanto ao PE pensava que fosse de mais cultura e de respeito pelos nossos Bombeiros de Loriga e seus habitantes!!!

    ResponderEliminar