sábado, 21 de março de 2009

Loriga, Baldios da Torre e Equipas de Bombeiros Especializadas em Resgate

Enviado por José Maria ao *bombeirospontopt* no dia 19Mar09. Embora se desconheça o autor, estatui-se publicar o conteúdo do texto uma vez que retrata factores importantes de notícia que se têm vindo a desenvolver no blog.

Caros amigos
Li alguns comentários no vosso blog, a propósito da venda dos edifícios da Torre e também da evacuação do montanhista que teve uma queda.

1. Sobre a problemática do Malhão da Estrela (Torre) convém lembrar que o ponto mais alto limita com 3 concelhos e 4 freguesias, respectivamente Seia com as freguesias de Alvôco e Loriga; Covilhã com a freguesia de Unhais da Serra; Manteigas com a freguesia de São Pedro.
Qualquer política de desenvolvimento e conservação que se pretenda para a área tem de envolver todas estas entidades, assim como os Conselhos Directivos dos Compartes, para as freguesias que os possuem. Isto não significa que cada uma não deva fazer os seus direitos e cumpra os seus deveres no momento presente e futuro, respeitando e defendendo os interesses, legítimos, das suas populações.
Do ponto de vista da ASE isso não tem vindo a acontecer e temos razões para acreditar que as populações não têm sido bem defendidas pelos seus representantes. A melhor maneira de isso ser possível é exigir maior transparência de quem está à frente dos destinos dos baldios e isso implica que as populações se dediquem mais à causa pública, no caso aos interesses da população onde residem.

2. Relativamente às buscas e aos salvamentos que têm vindo a ser feitos e publicitados, tenho a dizer que só quem não está por dentro da realidade "engole" o que se tem passado. Como os Bombeiros de Loriga sabem, pois tive o privilégio de lhes poder dar formação básica para depois progredirem e evoluírem nessa área, 3 equipas de busca e salvamento são mais que suficientes para o número de ocorrências que exijam a sua intervenção.
Os Bombeiros eram e são mais que suficientes para o efeito. Basta equipá-los com o material adequado para a Serra da Estrela. A vinda e instalação na Serra, das equipas da GNR são apenas mais investimento público absurdo. E sei do que estou a falar.

Dos 3 casos de que tive conhecimento, através da comunicação social e depois do apuramento “in loco”, constato terem existido erros da palmatória que não poderiam ter-se verificado com equipas bem preparadas. Falo do caso do casal que pede ajuda próximo da Nave da Areia; dos indivíduos da Protecção Civil da região de Leiria que bloquearam no Corredor do Inferno, e o caso recente.
Neste último, não vejo como foi possível terem-se deslocado para o local tantas Corporações de Bombeiros, mais as equipas da GNR quando era sabido, através do amigo que pediu o socorro, que se tratava apenas de um indivíduo e que o local estava mais ou menos referenciado. Como é possível que uma pessoa com uma fractura numa perna permaneça oito horas para ser evacuado quando, em qualquer zona do Cântaro Magro, mais do que duas horas, após a estabilização da vítima, são mais que suficientes e sem o recurso a qualquer helicóptero?

Se ainda não tinha vindo a público foi por respeito aos bombeiros que, sem ganhar nada com isso, têm dedicado parte do seu tempo a preparam-se o melhor possível. Entretanto os comentários e as notícias fizeram-me reflectir e dizer o que penso sobre as questões que abordei.
Enviado por: José Maria Saraiva

3 comentários:

  1. Segundo notícia do Público, Jorge Patrão garante que as torres do radar da torre já não serão vendidas.
    Isto merece-me os seguintes comentários:
    (1) o que Jorge Patrão diz não se escreve
    (2) as torres não serão (?) vendidas, mas Jorge Patrão pretende que elas sejam aproveitadas comercialmente e para o turismo. Ora, a nossa tomada de posição há uns tempos parece-me igualmente justa, independentemente do problema da posse dos imóveis.
    Defendemos que qualquer aproveitamento preveja contrapartidas para os baldios (e que sejam ouvidos no processo de decisão e planeamento) e que seja considerado o papel que esse aproveitamento possa ter no melhorar ou agravar da situação ambiental da torre, não é isso?

    Abraços
    Zé Amoreira

    Visitem:
    http://www.asestrela.org/index.php?option=com_content&view=article&id=89:antigas-torres-de-radar-qnao-vao-ser-vendidasq&catid=42:comunicacao-social&Itemid=58

    ResponderEliminar
  2. Tenho passado por este blog várias vezes p/semana, até porque o acho interessante, e acabo sempre por saber de coisas alusivas a Loriga que valha-me Deus…
    Eu sou Loriguense e nem por sombra de dúvidas eu iria saber por qualquer edital da Junta que os nossos terrenos se encontravam neste impasse ou seja, estarem a ser defendidos por uma entidades tipo ASE e um senhor Patrão (não sei de quem) a negociar os nossos baldios sem que a própria população de Loriguense saiba o que se passa.
    Tanto quanto sei, ASE é uma associação cultural dos Amigos da Serra da Estrela sediada em Manteigas e este Sr. Patrão é da Covilhã mas o mais estranho é que não se ouve a Junta de Freguesia de Loriga nem a Câmara de Seia a pronunciarem-se disto… será que estamos a ser comidos por parvos?
    Uma vez não existir, nós Loriguenses devíamos pedir clareza dos factos aos senhores que pensamos que nos defendem.

    Quanto ao comentário do José Maria subscrevo a sua primeira parte mas quanto à segunda, não estou de acordo quando diz que apenas “3 equipas são necessárias para o número de ocorrências que exijam a sua intervenção”… Sim, para tão poucas ocorrências 3 equipas são decerto suficientes mas não podemos adivinhar o dia de amanhã, para isso é preciso estarmos preparados para casos de maior número de pessoas a ter que ser evacuadas simultaneamente.
    Na minha opinião, tudo o que toca a defesa de bens humanos, nunca são demais os que aparecem para auxílio. Apenas defendo que, uma vez a GNR ter equipamentos excelentes, cedidos pelo estado, todos os corpos de bombeiros da serra da estrela deveriam tê-los também pelos mesmos meios de donativo. Ah, e já agora, ceder gratuitamente e mais, formação contínua aos interferentes destas equipas.

    Um a braço a todos os amigos Loriguenses
    Mendes

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo anónimo de 24Mar09 das 4:40, muito embora este blogue não se responsabilize pelas opiniões proferidas nos espaços dos comentários, determina-se que o seu comentário não é digno de ser publicado devido a teores que achamos abusivos e insultuosos a terceiros, por isso, o “bombeirospontopt” classificou-o como lixo electrónico e excluído deste espaço. Teremos muito gosto em publicar as suas opiniões ou sugestões sem que elas contenham géneros de palavrões contra pessoas ou instituições. Obrigado.

    ResponderEliminar