sexta-feira, 20 de março de 2009

De quem é a culpa?

Fotos de destaque: 1) Bombeiro Voluntário (*); ..... 2) GIPS da GNR; ..... 3) FEB

No combate aos incêndios florestais, as fotografias demonstram disparidades na segurança individual dos Bombeiros Voluntários face aos GIPS da GNR e às FEB.

Como todos sabemos, os EPI’s deveriam ser obrigatórios no combate às chamas mas ainda esta semana vem a público uma foto (*) que denuncia o contrário. No incêndio da Granja, vê-se num jornal do passado dia 18, um Bombeiro a combater sem qualquer Equipamento de Protecção Individual.

Como é possível vermos o Bombeiro de “t-shirt” a combater o incêndio sem qualquer tipo de protecção sabendo-se que muito provavelmente existiriam Comandantes, CODIS e Chefes no TO? Será que ninguém viu este pormenor ou não quiseram ver ou saber? É absurdo de facto!

De quem será a culpa, do Bombeiro que tem EPI e não o quis usar ou do Corpo de Bombeiros que não possui este tipo de equipamento para todos os seus homens?

Na realidade, todos nós temos conhecimento que as Corporações vivem debaixo de imensas dificuldades financeiras e obter este tipo de equipamentos para todos os seus homens torna-se bastante dispendioso.

A pergunta do *bombeirospontopt*: porque é que as FEB e os GIPS da GNR estão devidamente equipados com os EPI’s topo de gama e alguns dos Bombeiros Voluntários ainda hoje combatem sem ele?

Em resposta à minha pergunta, espero eu na pior das hipóteses, que a culpa não seja da ANPC que se esqueceu que o maior bolo no combate a incêndios florestais são os Bombeiros Voluntários. A verdade é nua e crua mas as fotos falam por si. Dá que pensar!

Por: Conceição Moura

2 comentários:

  1. Onde está o EPI?

    Onde estão as luvas? A cogula? O capacete, bem, esse deve ser o proprio cabelo que faz de protecção! E o dólmen? Talvez a t-shirt substitua... bom, ainda bem que não se vê os pés, porque avaliar pelo resto, o nosso bombeiro da foto anda de sapatilhas...

    É assim que queremos credibilidade?
    Vejamos o exemplo da GNR ou mesmo dos Sapadores Florestais, em que andam todos equipados!

    E por favor, não me venho falar de falta de EPI, ou da falta de apoios estatais, porque na verdade qualquer bombeiro tem, no minimo, um Dolmen.
    Agora, de t-shirt?

    Caros colegas, isto que a foto nos transmite não é nada.

    Se fosse com o meu Comandante...as coisas não ficariam assim!E muito bem...

    www.bombeirosparasempre.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. É sem duvida riculo!!!!!!!

    Com CODIS no terreno como é que tal é possível.

    Então não existia Posto de Comando?

    E neste aonde estava o Adjunto para a Segurança.

    Pois é pois é tudo no papel.

    Quanto ao Bombeiro, se isso lhe podemos chamar, antes dele a culpa é de quem os deixa entrar num veículo de T-Shirt.

    Sem que isto sirva de justificação pois ela não existe, já agora verifiquem neste blog numa das fotos do lado direito aonde se veêm os Canarinhos de mochila às costas quem está na agulheta.

    Capacete Branco?

    Um elemento de Comando de agulheta em punho?

    Mas então é este o exemplo da ANPC. São estes os ditos "super bombeiros" conforme diz o MAI.

    ResponderEliminar