quarta-feira, 18 de março de 2009

Dois Fogos Lavram no Norte do País

Incêndio em Arouca já está circunscrito, serra do Marão continua por controlar

O incêndio que lavrava em Lugar de Vilares, Arouca, foi circunscrito às 8h25, estando por circunscrever ainda o incêndio na Serra do Marão, segundo a página da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) na Internet.

O incêndio teve início às 5h30, no povoamento florestal do Lugar de Vilares, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro.

No local, estiveram 35 bombeiros apoiados por oito viaturas.

No entanto, um fogo está ainda a lavrar numa zona de mato em Granja, na serra do Marão, distrito do Porto, desde as 2h30, encontrando-se não circunscrito, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto.

O presidente da Câmara de Amarante não tem dúvidas de que o incêndio que arde na serra do Marão é fogo posto.

Os meios foram reforçados na serra do Marão, onde 87 bombeiros sapadores florestais tentam circunscrever o incêndio, auxiliados por 23 veículos.

Alerta amarelo em 12 distritos

Face às condições de temperatura e humidade a Autoridade Nacional de Protecção Civil accionou o alerta Amarelo, o segundo nível menos grave de uma escala de quatro, por força das temperaturas elevadas e a diminuição da humidade do ar.

Estas são as condições propícias que fazem aumentar o risco de incêndio e como tal a Autoridade Nacional de Protecção Civil tem accionado o alerta Amarelo, para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Santarém.

Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, este alerta deve manter-se até às 20 horas da próxima sexta-feira sendo depois avaliada a situação.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário