terça-feira, 3 de março de 2009

Dois alpinistas resgatados da Serra da Estrela

Os dois alpinistas estavam a praticar escalada no Cântaro Magro, um dos rochedos mais altos e só acessível através de encostas praticamente verticais, de onde já não chegaram a descer.

Foram resgatados por numa operação que começou ainda durante o dia e só seria dada por terminada às 05h00, com recurso a um helicóptero da protecção civil, segundo Hélder Almeida, comandante distrital da GNR de Castelo Branco.

“Foi dado o alerta por uma corporação de Bombeiros. Foi necessário localizá-los, chegar até eles e depois instalar todo o equipamento para deslocação de homens e resgate em ‘rapel’”, explicou Hélder Almeida.

“A visibilidade era nula, o acesso vertical e havia gelo, mas ambos os alpinistas foram retirados do local com segurança”, sublinhou.

Dois grupos de montanha desceram os alpinistas para a base do Cântaro Magro, “de onde foram retirados num helicóptero da protecção civil”, concluiu.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, o alpinista ferido foi transportado para o Hospital de S. Teotónio, em Viseu.

Fonte: Lusa

Estiveram presentes no resgate, 4 Corporações de Bombeiros com as suas brigadas de montanha especializadas em resgate e salvamento e a brigada de montanha da GNR.

3 comentários:

  1. Ontem depois de se ter visto esta notícias nas tvs, pelo falar dos jornalistas até pareceu que os Bombeiros nem sequer foram mobilizados para a serra ou melhor não fomos colocados no terreno com as nossas Brigadas de Montanha... pelo falar deles foram apenas as brigadas especiaias da gnr que estiveram no terreno. Parabens ao blog dos bombeiro-ponto-pt, pelo menos ele mostra que as nossas Brigadas também estiveram no terreno.
    Parabens a todos os bombeiros e à gnr por terem tido um excelente trabalho de equipa.
    Carlos P.

    ResponderEliminar
  2. Engraçado, o comentário do Senhor Carlos P., fez-me sorrir. Pelo seguinte, aqui acontece exactamente a mesma coisa. Quando há qualquer coisa os bombeiros têm de estar sempre presentes, seja incêndio, ou acidente. Mas mal são reconhecidos, quando os acidentes são menores. Quando os bombeiros praticamente são eles que fazem todo o trabalho. Aí em Portugal sempre foi assim, desde que me lembre.
    Uma boa observação, a sua!

    ResponderEliminar