terça-feira, 24 de março de 2009

Fogo no Parque do Gerês Foi Queima ou Incêndio?

Este vídeo é um pequeno excerto de duas entrevistas que o Sr. Codis de Braga deu à SIC e ao Correio da manhã durante os incêndios no Gerês.

A ANPC, pela voz do seu representante Sr. Hercílio Campos, CODIS de Braga, nos incêndios do Parque Nacional da Peneda do Gerês em entrevista ao Correio da Manhã, diz que “o incêndio sempre esteve controlado desde o início”, as imagens provam que não seria bem assim.

No mesmo dia, o Sr. CODIS diz à SIC que nos fogos do Gerês “terá que ser forçosamente a mão humana”… mas então em que ficamos, foram Queimas (fogos controlados) ou Incêndios (fogos não controlados) que fustigaram o Parque do Gerês?

Se de Queimas se tratou, no rescaldo estiveram mais de 450 ha ardidos o que é realmente uma área bastante considerável para se tratar de uma Queima.

Assim anda a ANCP, enquanto isso, são queimados milhares de euros no combate aos “incêndios (des)controlados”... não sei se por desconhecimento ou modernices deste novo sistema, os termos técnicos mudam radicalmente.

O “bombeirospontopt”, a título informativo expõe aqui a lei de base que dita o que é um Fogo Controlado, conceito que é debatido nas escolas de Bombeiros de 3ª. Classe.

“Fogo controlado» - é ferramenta de gestão de espaços florestais que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos conducentes à satisfação de objectivos específicos e quantificáveis e que é executada sob responsabilidade de técnico credenciado.”
(Portaria N.º 1061/2004, Decreto-Lei n.º 156/2004, de 30 de Julho, ANEXO 2, alínea a).)

Conceito este que o “bombeirospontopt” pressupõe que um Comandante Distrital deva ter em conta e em seu conhecimento.

1 comentário:

  1. este video foi muito bem visto, acho que andamos mesmo a ser todos comidos por parvos. Pelo falar do codis dá impressao que o incendio do gerês não passou de uma queimada em que apenas necessitou de meios para o control. Isto está de mais, é por estas e por outras que tudo vai ardendo sem que metam mão nisto a sério. anpc esta a debilitar o sistema no combate aos fogos florestais.... José Coimbra

    ResponderEliminar