sexta-feira, 20 de março de 2009

Alerta Amarelo para o Distrito da Guarda

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) tinha decidido manter até hoje em alerta amarelo (o segundo nível numa escala de quatro valores) os dispositivos de combate a incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Coimbra e Castelo Branco.

A vaga de calor, com temperaturas muito elevadas para esta época do ano, está a deixar preocupadas as autoridades, embora as previsões do Instituto de Meteorologia (IM) apontem para uma pequena descida nos próximos três dias, sobretudo da temperatura máxima.

Em declarações à Agência Lusa a meteorologista do IM Paula Leitão sublinhou que as «previsões para este fim-de-semana têm estado a mudar e têm sido algo difíceis de prever».

A responsável adiantou que para as regiões Norte do País a previsão aponta para «céu limpo ou pouco nublado, uma situação de tempo muito seco com uma ligeira descida das temperaturas e vento fraco e moderado do quadrante leste».

«Isto pode justificar o aviso amarelo da Protecção Civil, porque realmente é uma situação propícia à ocorrência de incêndios» , considerou a meteorologista.

Nas regiões Sul do País, a previsão do Instituto de Meteorologia é «de alguma instabilidade, podendo ocorrer aguaceiros e trovoada, especialmente no domingo à tarde», adiantou Paula Leitão.

«Durante a tarde de domingo o céu vai estar um pouco nublado e vão existir condições propícias à criação de nebulosidade, aguaceiros e trovoada, com uma ligeira descida das temperaturas» , precisou, adiantando que as temperaturas na região Sul «vão voltar a subir no início da semana».

Já para a próxima semana, as previsões para todo o território continental apontam para «alguma instabilidade do tempo, especialmente para segunda e terça-feira», sendo que a partir de quarta-feira «o céu se vai apresentar outra vez limpo e o bom tempo vai continuar», acrescentou.

F: Lusa
===================================================================
ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução tomando especial atenção:

1. A tomada de medidas de precaução no que respeita à realização de fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais, evitando a sua realização neste período;

2. Ao cumprimento das medidas previstas na legislação em vigor, nomeadamente no que concerne à realização de queimadas, queima de sobrantes e realização de fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais, e em particular no que concerne à proibição de tais práticas nos locais onde se verifique o risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo;

3. À evolução do risco de incêndio para os próximos dias, disponível junto do Instituto de Meteorologia, Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e Corpos de Bombeiros.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil, através do seu Comando Nacional de Operações de Socorro, continuará a acompanhar permanentemente a situação, em estreita colaboração com o Instituto de Meteorologia (IM), difundindo os comunicados que se julguem necessários.

Sem comentários:

Enviar um comentário