quinta-feira, 19 de março de 2009

Incêndio entre as Localidades os Vales e Aldeia da Serra – Seia

Ao meio da tarde de hoje, entre as localidades os Vales e Aldeia da Serra ocorreu um incêndio em mato e pinhal, que muito podia ser pior não fossem a rápida intervenção dos Bombeiros de Seia.

A proximidade de habitações, currais e palheiros, determinou que o Comando dos Bombeiros de Seia solicitasse a mobilização de outros meios para o local.

O vento, acessos escassos e o declive do terreno cheio de mato alto, não foram motivos de fraqueza para que as forças de intervenção o dessem como circunscrito passado pouco mais de 1hora. Actualmente encontra-se extinto e sob vigilância.

No local estiveram 4 corporações de Bombeiros, as FEB da Guarda, Florestais e GNR, auxiliados pelos meios aéreos de Viseu.

Por: bombeirospontopt (exclusivo)

4 comentários:

  1. Gostava de saber quem é o autor deste blog para que se possa agradecer pessoalmente pelo que tem demonstrado da regiao e seus bombeiros. Na verdade é de salientar o facto como tem promovido positivamente os bombeiros da região e a regiao da serra da estrela. Obrigado blog bombeiro-ponto-pt, continue o seu trabalho

    ResponderEliminar
  2. Não se compreende isto... ainda estamos no mês de Março e os incendios têm já um numero superior aos do ano passado pela altura dos fins de Junho... não há memória! A ANPC com tantas prosas e alertas o acaso continua... vergonha Senhores!
    Se alguém me responder correctamente à pergunta que se segue dou-lhe um doce: "onde vamos parar com este sistema?
    Tantas mudanças no serviço e o fogo continua para o próximo fogo...

    ResponderEliminar
  3. Mas afinal em que ficamos.

    Nos últimos anos mais do que a meteorologia (até já tínhamos tido as mesmas condições e os incêndios eram maiores) argumentavam os responsáveis deste país, era a eficácia derivada das "grandes mudanças" operadas no dispositivo e na legislação, que fazia com que os dramas de 2003 e 2005 não se repetissem.

    Hoje, já tem a ver com as condições meteorológicas e ainda estamos longe das condições necessárias para a ocorrência de grandes incêndios em particular pela ausência dos combustíveis grossos (arderam naqueles anos.

    Quando se deitam foguetes antes do tempo é no que dá.

    Mas uma certeza temos, repetir 2003 e 2005 é tecnicamente impossível.

    A Natureza demora bem mais tempo a recompor-se do que o homem a destruí-la.

    ResponderEliminar
  4. Só queria dizer que não foi o meio aéreo de Viseu, mas sim o meio aéreo da EMA que estava sediado no CMA da Guarda com 5 Combatentes da Força Especial de Bombeiros.

    ResponderEliminar