domingo, 5 de abril de 2009

Corpos de Bombeiros Sob Dificuldades Financeiras

Incêndios: Liga alerta para bombeiros em dificuldades devido a despesas 'inesperadas' com fogos.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou sexta-feira para as dificuldades financeiras de algumas corporações de bombeiros voluntários do Norte e Centro do país devido às despesas 'inesperadas' no combate aos recentes incêndios florestais.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente da LBP, Duarte Caldeira, disse que é 'urgente' satisfazer as despesas contraídas por várias associações e corpos de bombeiros no combate aos incêndios florestais que deflagraram em Março nas regiões Centro e Norte do país.
Algumas corporações de bombeiros 'encontram-se a braços com dificuldades decorrentes das despesas avultadas inesperadas feitas nas últimas semanas nesse combate que resultaram da sua própria intervenção e do apoio prestado a outros grupos de socorro', adiantou.
Segundo Duarte Caldeira, as despesas 'inesperadas' estão sobretudo relacionadas com refeições, combustíveis e danos provocados pelos veículos movimentados.

O presidente da LBP ainda não tem o valor total das despesas, mas estima que foram gastos 'dezenas de milhares de euros'. Para tal, pediu às corporações de bombeiros que indiquem as despesas extra até à próxima quarta-feira.
O Governo concede um apoio financeiro aos corpos de bombeiros para despesas extraordinárias com os incêndios florestais entre 15 de Maio e 30 de Setembro.
A LBP já alertou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e o secretário de Estado da Protecção Civil para estas 'despesas fora de tempo', tendo em conta que no mês de Março se viveu uma situação 'absolutamente anormal' em incêndios florestais, sublinhou ainda.
Segundo a LBP, a ANPC mostrou-se sensibilizada para as dificuldades das corporações de bombeiros.
Em Março deflagraram perto de 4.000 incêndios e entre os dias 14 e 31 ocorreram 3.348 fogos, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil.
F.Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário