quinta-feira, 23 de abril de 2009

Acidente de Trabalho Causou Dois Feridos na Guarda

(Última hora) Acidente de Trabalho na Linha da Beira Baixa causou dois feridos na Guarda.

Um acidente de trabalho ocorrido hoje na Linha da Beira Baixa, a cerca de um quilómetro de distância da estação do Barracão, Guarda, causou um ferido grave e um ligeiro, disse fonte dos bombeiros.

Segundo Paulo Sequeira, adjunto de comando dos bombeiros voluntários da Guarda, o sinistro ocorreu por volta das 10h00 e resultou do descarrilamento de uma máquina giratória envolvida nos trabalhos de reparação do troço da linha entre Guarda e Covilhã. "Essa máquina [que operava no sentido Guarda - Covilhã] descarrilou e provocou a queda de dois dos trabalhadores que estavam à sua volta", referiu.

A mesma fonte adiantou que os feridos, com ferimentos ao nível da cintura e dos membros inferiores, foram assistidos no local por um médico da VMER - Viatura Médica de Emergência e Reanimação, sedeada no Hospital da Guarda, e socorridos para o serviço de urgências da unidade hospitalar.

A Agência Lusa apurou no local junto de um operário que saiu ileso do acidente que as vitimas, com 49 e 36 anos, pertencem a uma empresa da zona de Ourém, envolvida nos trabalhos de remodelação da via-férrea, que devido às obras está desactivada no troço entre a Covilhã e a Guarda.

Paulo Sequeira deu conta de algumas dificuldades no acesso ao local dizendo que quem fez o pedido de socorro, demonstrou alguma "incerteza" relativamente ao sítio, a encosta de um vale, nas proximidades da povoação de Aldeia Ruiva, freguesia de Ramela. O descarrilamento da máquina giratória ocorreu num local de difícil acesso, onde os bombeiros chegaram com recurso "a veículos de tracção", segundo o adjunto de comando dos bombeiros da Guarda.

"Tivemos que recorrer a veículos de tracção para conseguir fazer um socorro mais eficaz, mas felizmente, a situação correu pelo melhor", afirmou. Paulo Sequeira reconheceu que "normalmente" os bombeiros têm "dificuldades em chegar" a locais das Linhas da Beira Baixa e da Beira Alta, devido às más acessibilidades. E admitiu que neste caso, "a dificuldade em achar o local e em chegar ao local traduziu-se em algum tempo que, se calhar, poderia ter sido reduzido com uma informação mais eficaz" por parte de quem realizou o pedido de socorro.

O responsável recordou que existem planos de intervenção específicos para acudir a acidentes nas vias-férreas da região [Beira Alta e Beira Baixa] que prevêem os meios a intervir". "De qualquer forma, é sempre muito difícil, chegar aos locais", considerou, apontando que os acessos existentes, "às vezes, não são viáveis".

E disse que, neste caso, o acidente ocorreu "próximo de um caminho para viaturas todo o terreno que garantiu chegar ao local". Estiveram no local do sinistro vinte elementos das corporações de bombeiros da Guarda e de Gonçalo, com seis veículos, uma equipa da força especial de bombeiros, uma viatura VMER e a GNR.

F: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário