terça-feira, 28 de abril de 2009

Alerta Mundial Para o Novo Vírus da Gripe Suína em Humanos

A Direcção-geral de Saúde está alerta quanto ao aparecimento de uma nova estirpe do vírus da gripe suína, recentemente identificada no México e nos Estados Unidos, mas, garante: "Não há até ao momento conhecimento de qualquer caso em Portugal ou na Europa."

Por essa razão, o director-geral de Saúde, Francisco George, disse ao DN não haver, para já, razões de preocupação, estando, no entanto, accionados, os dispositivos previstos para estas situações. Apesar disso, hoje, irá realiza-se uma reunião na Direcção-geral de Saúde (DGS) para analisar o problema.

O comunicado da DGS na sequência de a Organização Mundial de Saúde (OMS) ter decidido convocar uma reunião de urgência para determinar se os surtos de gripe suína identificados naqueles dois países ameaçam ou não a saúde pública internacional.

A situação mais problemática vive-se no México, onde as autoridades confirmaram a morte de 16 pessoas com o vírus, se registaram 45 óbitos suspeitos e cerca de mil pessoas afectadas pelo H1N1, "que saiu dos porcos e passou para os humanos".

Já nos Estados Unidos, na Califórnia, foram infectadas sete pessoas que recuperaram sem complicações. O porta-voz da OMS, Gregory Hart, diz ser necessária mais informação epidemiológica antes de decidir alterar o nível de alerta de pandemia que actualmente está no três, numa escala de um a seis. Trata-se de uma combinação rara de vírus nunca vista entre humanos e porcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário