terça-feira, 7 de abril de 2009

ANPC em Contacto Permanente Com a Protecção Civil de Itália

A Autoridade Nacional de Protecção Civil está em estreito contacto com o Departamento de Protecção Civil de Itália desde as primeiras horas da manhã de 6 de Abril, a acompanhar a situação decorrente do sismo de 6.3 (escala de Richter) que ocorreu na madrugada daquele dia na cidade de L’Aquila, situada a 100Km a Leste de Roma.

Em caso de necessidade, a ANPC poderá, após um eventual pedido, e dependendo da disponibilidade de transporte, mobilizar para Itália um Módulo de Busca e Salvamento em Ambiente Urbano, composto por 49 elementos e o necessário equipamento, com uma capacidade de auto-suficiência de 7 dias. Este Módulo integra meios do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, da Polícia de Segurança Pública e ainda de Corpos de Bombeiros Voluntários e está registado no âmbito do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

Para além desta capacidade, e dependendo das eventuais necessidades no terreno, a ANPC poderá ainda mobilizar, em articulação com os demais Agentes de Protecção Civil, outros diferenciados meios de resposta, nomeadamente na área da busca e salvamento, da emergência médica e da avaliação de estruturas.

Os Serviços de Protecção Civil de Portugal e Itália há muito que cooperam no âmbito da resposta a catástrofes, seja no quadro da União Europeia seja, mais recentemente, da iniciativa FIRE 6 – um pólo de cooperação reforçada que junta Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Chipre.
Será precisamente no âmbito desta iniciativa que decorrerá, em Portugal, já no próximo mês de Maio, (e na sequência do já realizado exercício PROCIV 4, em Novembro de 2008) o exercício europeu "PTQUAKE09", o primeiro do género a ter lugar em Portugal e que apresentará como cenário um sismo na Área Metropolitana de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário