quarta-feira, 3 de junho de 2009

Risco de Incêndio nos Distritos do Interior Norte e Centro

Os distritos do interior Norte e Centro estão hoje com risco 'muito elevado' de incêndio, sobretudo Bragança, Viseu e Portalegre, com concelhos em risco 'máximo', segundo o Instituto de Meteorologia

Os distritos com concelhos em risco 'muito elevado' são os de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Braga e Faro. Alguns concelhos de Bragança, Viseu e Portalegre enfrentam um risco 'máximo'.

Quarta-feira, foram registados em Portugal continental 83 incêndios. O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o 'reduzido' e o 'máximo'. O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados, às 13h de Lisboa, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Além disso, todo o território português está hoje com um nível 'muito alto' de radiação ultravioleta (UV) no período entre as 11h e as 16h, segundo o Instituto de Meteorologia (IM).
Face aos valores da radiação ultravioleta, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

O IM prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro céu geralmente muito nublado com possibilidade de ocorrência de chuviscos até ao final da manhã no litoral a norte do Cabo da Roca e ainda uma pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do Interior.

Para as regiões do Sul, aguarda-se céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado por nuvens altas e também uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do Interior.

O índice ultravioleta varia entre o 'Baixo' e o 'Extremo', passando pelo nível 'Moderado', 'Alto' e 'Muito Alto'. Segundo o site do IM, «a parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de 'segurança'».

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário