sexta-feira, 19 de junho de 2009

IM Alerta Para radiação UV Muito Elevada

Portugal continental vai estar hoje sujeito a uma radiação ultravioleta muito alta, entre as 11h00 e as 15h00, de acordo com o Instituto de Meteorologia (IM). A Direcção-Geral da Saúde colocou hoje os quatro distritos do Alentejo em alerta Amarelo devido ao calor.
No nível de radiação 10, o segundo mais intenso numa escala que vai até 11, o IM aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.
O índice ultravioleta varia entre o "Baixo" e o "Extremo", passando pelo nível "Moderado", "Alto" e "Muito Alto".
Segundo a página do IM na Internet, "a parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de 'segurança'".
Para hoje, o IM prevê, para Portugal, continuação do tempo quente com céu limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado na região Sul durante a manhã e vento fraco.
Quatro distritos do Alentejo com alerta devido ao calor.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) colocou hoje os quatro distritos do Alentejo em alerta Amarelo devido às temperaturas elevadas, advertindo para eventuais efeitos na saúde.
O alerta Amarelo - o nível intermédio de uma escala de três - corresponde a uma situação em que a DGS pede "atenção" à população face a eventuais efeitos das temperaturas elevadas na saúde.
Segundo o site da DGS, para Beja prevê-se hoje uma máxima de 38 graus, para Setúbal de 34º e para Évora e Portalegre de 37º.
Devido às altas temperaturas esperadas para hoje, também o Instituto de Meteorologia (IM) colocou sob aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis, 12 distritos do Continente.
Além de Beja, Évora, Setúbal e Portalegre, o IM considera que existe uma situação de risco para determinadas actividades nos distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Braga e Vila Real. Lisboa deverá chegar aos 35º, Leiria e Guarda aos 31º, Castelo Branco aos 36º e Vila Real e Braga aos 33º.

09h00 Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário