sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Avistei um incêndio, o que devo fazer?

Nos últimos dias recebemos e-mails de alguns dos nossos estimados leitores a pedir esclarecimentos como reagir no caso de um “civil” avistar um incêndio. Na verdade, há várias teses que possamos aplicar para o efeito mas o bombeirospontopt debruçou-se sobre a questão e foi mais além. Depois de analisados vários factores relevantes quanto ao modo de reacção por parte de quem o descortina, os primeiros passos são fundamentais para que o fogo não se propague.
A importância na capacidade de informação às entidades competentes do preciso local, astúcia e cuidados a ter com alguns modos de actuação que possamos exercer, foram estes os principais pontos que achamos convenientes descrever.

Se avistar um incêndio
* Em pleno tempo quente e seco se avistou uma coluna de fumo no meio da floresta, suspeite logo de que se trata de um início de incêndio e ligue imediatamente para o número 117 (emergência para a protecção da floresta contra incêndios) ou então para o 112.
* Ao operador da linha de emergência dê se possível o local preciso do foco de incêndio.
* Indicar se o incêndio se encontra próximo de alguma povoação e qual o seu nome.
* Caso seja difícil de identificar a povoação ou local, dê marcos de referência como o número da estrada onde se encontra, uma antena de comunicações, um castelo, um moinho ou outro sinal que facilite a identificação da zona.
* Torne a comunicação com o operador o mais séria possível para que este determine que está a dar informações com o intuito de ajudar e não de gozo. Dê o seu nome, número de telefone ou dados pessoais que ache necessários.
* Se tem o intuito de ajudar, desloque-se simultaneamente e apenas com os bombeiros para evitar o risco de acidente. - Mantenha a calma!

Se estiver próximo de um incêndio
* Se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato para o número 117 (emergência para a protecção da floresta contra incêndios) ou então para o 112.
* Se vir que não corre perigo (atenção, só e só se, não correr nenhum risco de vida), tente apagá-lo utilizando pás, enxadas ou ramos enquanto aguarda pelos bombeiros.
* Não prejudique a acção dos bombeiros. Caso a sua viatura se encontre no acesso ao local do incêndio, retire-a de imediato.
* Procure escutar informações que sejam difundidas pela rádio.
* Se notar a presença de pessoas com comportamentos estranhos, observe as características físicas, se usa óculos, barba ou bigode ou até roupas que possam facilmente conduzir à sua identificação. - Mantenha a calma!

Se o incêndio estiver nas proximidades da sua casa
* Avise os seus vizinhos. No caso de ser à noite faça o maior barulho possível para alertar quem se encontra a dormir no sentido sono profundo.
* Ligue o seu rádio a pilhas (se possível tenha pilhas de reserva) e esteja atento às informações difundidas.
* Importante, corte de imediato o gás e a electricidade.
* Se possível e sem colocar a vida em risco, molhe abundantemente as paredes e os arbustos que rodeiam a sua casa.
* Caso a autoridade local o indique (oral ou via rádio), esteja preparado para evacuar todos os membros da sua família.
* Não perca tempo a recolher objectos pessoais desnecessários, o fogo não espera que o faça.
* Solte os animais domésticos ou gado que tenha perto da sua residência, eles cuidarão da sua sobrevivência.
* Em caso de evacuação, ajude a sair de casa as crianças, idosos e deficientes. Conte quantas pessoas se encontram no grupo.
* Não volte atrás por motivos de bens materiais, faça-o apenas se der por falta de um elemento do seu grupo. Faça a busca mas nunca sozinho e separados. As autoridades só aconselham a evacuação se existir perigo para as suas vidas. - Obedeçam com calma e ordeiramente.

Se ficar preso por um incêndio
* Tente não entrar em pânico. Este factor pode levá-lo a cometer erros que lhe podem custar a vida
* Procure sair da zona do incêndio na direcção contrária à do vento.
* Identifique uma zona com água, ou com pouca vegetação, na qual se possa refugiar.
* Evite refugiar-se numa zona verde no meio de uma queimada (chamada ilha). Visto não ter ardido por possível efeito brusco da falta de oxigénio à combustão é extremamente perigoso entrar naquele espaço, pode alimentar uma corrente de ar (oxigénio) misturada com uma faúlha favorecendo de novo a ignição da matéria sobreaquecida que se encontra cheia de entidades comburentes.
* Se puder, cubra a cabeça e o resto do corpo com roupas molhadas.
* Respire o ar junto ao chão através duma roupa molhada. Assim, evita inalar fumos.
* Se não conseguir sair sozinho do local do incêndio, aguarde a chegada dos bombeiros. - Evite entrar em pânico!

Como agir depois de um incêndio
* Se a sua casa foi evacuada, regresse só quando os bombeiros ou autoridade que esteja no local lhe disserem que o pode fazer em segurança.
* Assegure-se de que a sua habitação não está em risco de ruir. Tenha cuidado com fios eléctricos expostos ou outros perigos.
* A seguir à extinção do incêndio, impeça as crianças de brincar naquele local. Lembre-se de que há o perigo de reacendimento.
* Se os bombeiros ou as autoridades competentes solicitarem a sua ajuda nas operações de rescaldo e vigilância, COLABORE!
Texto elaborado com o auxílio de um ex-comandante de bombeiros que pede anonimato. Fica aqui registado o seu nobre gesto. O bombeirospontopt agradece.

1 comentário:

  1. Estes conselhos são muito bem visto pelo autor do blog, afinal de contas estamos quase às portas do verão e estes conceitos e alertas são sempre muito bem vindos. Continuem com o vosso trabalho. João Abreu (Ermesinde)

    ResponderEliminar