quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Bombeiros, como ajudá-los

Como ajudar os Bombeiros em caso de incêndio Florestal.

Está no interior do ser humano a necessidade de ajudar quem necessita, e os Bombeiros necessitam da ajuda das populações, principalmente na alimentação e no combate aos incêndios florestais, e aí existem normas muito importantes a seguir, que vão facilitar em muito o desempenho dos Bombeiros na sua missão. Na falta de um plano nacional, onde se crie grupos de cidadãos com objectivos próprios e organizados para actuarem em caso de necessidade e ajudarem as estruturas de socorro e simultaneamente o seu próprio País, vão expor-se aqui algumas ideias que podem auxiliar os cidadãos que querem ajudar os Bombeiros na sua missão.

NO QUARTEL
O Quartel não é zona pública, existem zonas restringidas a civis, onde muitas das vezes se trabalha com condições mínimas e sobre pressão psicológica constante, ajuda pode estar condicionada, vai depender do mais graduado dentro do quartel e das condições do quartel.

* Devemo-nos apresentar nos quartéis de Bombeiros ao mais graduado, oferecendo-nos para ajudar a prepara as refeições para os Bombeiros, libertando os Bombeiros existentes nessas tarefas para o combate ao incêndio.
* Em caso de necessidade de querermos ajudar em dar bens alimentares, devemos informar-nos que tipos de bens a necessitar, para facilitar a concessão das alimentações, mas normalmente todas as ajudas são bem-vindas.
* Se tem formação na área da saúde devemos propor a criação de um gabinete médico no quartel, para dar assistência a pequenas coisas, porque no combate aos incêndios provoca pequenas lesões, podem ser insignificantes, mas tiram alguma incapacidade aos bombeiros, pode ser desde lavagens oculares, escoriações, etc.

NA LINHA DA FRENTE
As linhas da frente são normalmente zonas de alto risco, antes de partir devemos ter algum cuidado, quer nas nossas vestimentas, quer no meio de transporte.

- Vestuário: Devemos usar uma roupa resistente ao fogo, todo o nosso corpo deve estar protegido (cara, tronco, membros superiores e inferiores), use calça, casaco, lenço para a cara, luvas e chapéu.

- Veículo de transporte: Deve ser preferencialmente um veículo a gasóleo, quando circular, circule devagar com os médios acesos, porque a visibilidade é reduzida e existem sempre bombeiros ou civis no meio das vias e veículos em fora de mão. Feche os vidros para criar uma bolsa de ar fresco e limpo sempre dentro do carro e impede a entrada de material incandescente. Em caso que necessite de estacionar, escolha um local seguro, que não condicione a passagem de outros veículos. Respeite todas as ordens dadas pelos agentes de autoridade e pelos Bombeiros, não tente contornar ou passar o incêndio por caminhos secundários. Em caso de ficar no meio do incêndio, circule devagar para não sair da estrada, os carros tem alguma resistência a temperaturas, o pânico é o pior inimigo nessas situações, devemos procurar abrigo junto a um carro de Bombeiros, eles o protegerão ou encaminhá-lo-ão para uma zona já queimada ou limpa.

COMO AJUDAR
Existem normalmente dois tipos de viaturas na frente de combate, os carros de combate, designados por VFCI, são constituídos por 5 elementos e os VTTU são carros de abastecimentos de água constituídos por dois elementos. Os VFCI, ou os carros de combate, são esses elementos que estão normalmente em maior esforço físico e estão impossibilitados em se abastecer de qualquer alimento, necessitando das ajudas directas da população, o que pode trazer problemas graves se essa ajuda não for devidamente feita.

* Os alimentos que devem ser distribuído aos Bombeiros, sandes, fruta, ou comida sem muito sal e sem gorduras, devemos ter cuidado com o tipo ingredientes a utilizar, porque esses alimentos vão estar sujeito a várias temperaturas e se estragar facilmente, devemos condicionar em sacos individuais em quantidades suficientes a ser distribuídos pelos vários tipos de carros existentes no local. Se ficar impossibilitado de chegar à linha da frente, poderá entregar os alimentos aos VTTU, carros de abastecimento, que eles depois se encarregarão de entregar aos seus colegas na frente de combate.
* Devemos entregar água fresca, preferencialmente água em garrafas de um litro se possível congelada, se não for assim, essa água ficara quente muito rapidamente, ficando impossibilitada de ser ingerida.
* Nunca devemos dar leite, porque o leite está contra indicado para esses elementos na linha da frente, dificulta a respiração e trás problemas gastrointestinais, essa situação está devidamente estudada cientificamente.
* Nunca lhe dar qualquer bebida alcoólica, mesmos lhe seja pedido por alguns elementos, isso pode pôr em risco de vida esses elementos.

NO COMBATE AO INCÊNDIO
Uma situação controversa, porque muitas das vezes pode ser um problema para os Bombeiros em situações críticas, devemos só actuar em situação de rescaldo e vigilância, libertando os Bombeiros dessas funções para descanso ou para irem para zonas ainda críticas. Não existe um plano nacional onde se crie grupos de cidadão, com formação e equipamento para auxiliar o País em casos de necessidade.

* Apresente-se protegido como se referiu anteriormente, esteja munido de uma pá ou enxada.
* Mantenha se junto a um grupo de pessoas, nunca actue isolado, o ideal são grupos de 5 pessoas, onde deve ser eleito um líder e actuar sempre em conjunto, mantenham-se sempre unidos, olhem pela segurança em conjunto.
* Em caso de estar ajudar directamente os Bombeiros, deve respeitar e acatar as ordens que lhe forem dadas pelos Bombeiros.
* Em casos críticos deve procurar abrigo juntos aos carros de Bombeiros, eles o protegerão, ou encaminhá-lo-ão fugindo para uma zona limpa ou queimada, deve-se deitar junto ao chão, porque o ar aí é mais fresco e limpo visto o ar quente e fumos serem voláteis.
Nunca se esqueça, O FOGO é nosso inimigo, ele não perdoa, não faz reféns, não faz tréguas, não tem clemência, não distingue seres, uma vez solto só os melhores e quem está preparado conseguem enfrentá-lo.

1 comentário:

  1. Estes conselhos são muito bem visto pelo autor do blog, afinal de contas estamos quase às portas do verão e estes conceitos e alertas são sempre muito bem vindos. Continuem com o vosso trabalho. João Abreu (Ermesinde)

    ResponderEliminar