segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Acidentes Domésticos ou de Trabalho

Como actuar em caso de acidente doméstico ou de trabalho.
Os primeiros socorros constituem-se no primeiro atendimento prestado à vítima em situações de acidentes ou infortúnios, por uma pessoa formada para o efeito (socorrista), no local do acidente.
A função importante do socorrista é a de manter a vítima viva até a chegada do socorro adequado, bem como não ocasionar outras lesões ou agravar as já existentes.

1 - COMO SOCORRER
Sempre que há um acidente, existe uma série de passos que podem ser dados no sentido de MELHORAR e de NÃO AGRAVAR o estado da vítima.

2 - ESTADO DE CHOQUE
Se a vitima apresentar pulso rápido, respiração acelerada e superficial, suores frios, frio e palidez é porque está em ESTADO DE CHOQUE.

O que se deve fazer: Desapertar a roupa; acalmar a vítima, conversando com ela; levantar as pernas a cerca de 30 cm do chão; agasalhar a vítima, por exemplo tapando-a com uma manta.
O que não se deve fazer: Dar de beber.

3 - INCONSCIENTE
Se a vítima não reage a estímulos verbais e não reage a estímulos físicos, encontra-se INCONSCIENTE.

O que se deve fazer: Transportar a vítima para um lugar arejado; desapertar a roupa; deitá-la na posição lateral de segurança (vítima deitada de bruços com a cabeça virada para o lado direito; braço direito flectido, servindo de apoio à cabeça; perna direita flectida, apoiada na perna esquerda).
O que não se deve fazer: Dar de beber à vítima.

4 - AMPUTAÇÃO
Se a vítima apresenta um membro ou parte dele totalmente separado do resto do resto do corpo, sofreu uma AMPUTAÇÃO.

O que se deve fazer: Guardar o membro num saco de plástico limpo e fechá-lo; colocar esse saco dentro de outro com gelo e sal e fechá-lo também; transportar a vítima, rapidamente para o Hospital, juntamente com o saco que contém o membro.
O que não se deve fazer: Não podemos de maneira alguma desfazer-nos do membro amputado; não enviar o membro à parte da vitima para o Hospital.

5 - ENVENENAMENTO POR VIA ORAL
Se a vítima ingeriu produto venenoso, sofre um ENVENENAMENTO por via ORAL.

O que se deve fazer: Se ingeriu um PRODUTO NÃO CORROSIVO, provocar-lhe o vómito - o que poderá ser feito dando a beber água morna com muito sal.Se ingeriu um PRODUTO CORROSIVO OU DERIVADO DO PETRÓLEO dar-lhe a beber leite frio.
O que não se deve fazer: Se a vítima ingeriu um PRODUTO CORROSIVO OU DERIVADO DO PETRÓLEO, NUNCA provocar o vómito.

6 - ENVENENAMENTO POR VIA RESPIRATÓRIA
Se a vítima sente tonturas, está eufórica (intoxicação com Monóxido de Carbono), sente-se a desfalecer (intoxicação com Gás Butano), sofreu um ENVENENAMENTO POR VIA RESPIRATÓRIA.

O que se deve fazer: Levar a vítima para um local arejado; ter o cuidado de não respirar o ar contaminado; deixar a vítima em repouso; aguardar socorro profissional; se a vítima tiver uma paragem respiratória apenas uma pessoa formada para o efeito (socorrista) deverá aplicar respiração “boca-a-boca” ou “boca-nariz” e efectuar as manobras de reanimação (RCP – Reanimação-Cárdio-Pulmonar).
O que não se deve fazer: Entrar no local contaminado, sem protecção respiratória, tornando-se outra vítima. Se o gás for inflamável, ligar interruptores.

7 - FRACTURA
Se a vítima apresenta dor localizada, mobilidade anormal, incapacidade de fazer alguns movimentos, hemorragia (no caso de fractura exposta), muito possivelmente tem uma FRACTURA.

O que se deve fazer: O menor número possível de movimentos à vítima; instalá-la confortavelmente; cortar a roupa, se necessário; imobilizar a articulação; se a fractura for exposta, colocar uma compressa.
O que não se deve fazer: Pegar na vítima.

8 - HEMORRAGIA
Se a vítima apresenta uma ferida de onde jorra sangue vivo, está com uma HEMORRAGIA.

O que se deve fazer: Elevar a parte do corpo que sangra; estancar a hemorragia colocando um pano limpo e comprimindo sobre a ferida. Se o pano ficar ensopado, colocar outro por cima. Proteger a zona com uma ligadura, sem apertar.
O que não se deve fazer: Garrote caso não seja socorrista, e só em caso extremo.Aplicar ligaduras apertadas.

9- QUEIMADURA
Se a vítima apresenta pele vermelha, quente e seca (queimadura do 1º Grau) e ainda bolhas com liquido claro (queimaduras do 2º Grau); destruição profunda dos tecidos (queimadura do 3º Grau), sofreu uma QUEIMADURA.

O que se deve fazer: No caso de Queimaduras do 1º e 2º Grau, imergir a zona afectada em água fria, até que a vítima não sinta dor e aplicar uma pomada hidratante, tendo o cuidado de não rebentar as bolhas. Nos casos de Queimaduras do 3º Grau, aplicar uma compressa a cobrir a zona afectada e transportar imediatamente a vítima ao Hospital.
O que não se deve fazer: Rebentar as bolhas.

Em todos os casos de socorro, obrigatoriamente deve ligar-se o (112), onde especialistas de saúde darão mais informações detalhadas como actuar até chegarem os técnicos ambulatórios, BOMBEIROS, INEM ou VMER.

Sem comentários:

Enviar um comentário