sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Bombeiros nas escolas. Gestos que Salvam

Sessão sobre primeiros socorros realizada na semana passada na Escola do 1º Ciclo de Manteigas como tema "Gestos que Salvam".
A Escola do Ensino Básico do 1º Ciclo de Manteigas recebeu uma sessão de informação sobre “Primeiros Socorros - Gestos que Salvam”, orientada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Luís Santos, e pelo representante da Autoridade Nacional da Protecção Civil - Núcleo da Guarda, José Rabaça.
Esta actividade, promovida no dia 27 de Janeiro pela Câmara Municipal de Manteigas através do Gabinete de Acção Social, Educação e Saúde, permitiu que os alunos do 1.º Ciclo de Manteigas e Sameiro aprendessem quais os gestos fundamentais a ter nos primeiros instantes em caso de acidentes em contexto escolar e do quotidiano.
A sessão foi essencialmente prática, pelo que as crianças puderam desenvolver diversas situações de socorrismo, desde a primeira atenção dada ao indivíduo consciente ou inconsciente até ao contacto com 112.
Este trabalho gratificante, deveria ser ministrado por todos os Distritos. Relembrar que é nas crianças que está o projecto do nosso futuro é nelas que deverá ser apostado este tipo de eventos.

2 comentários:

  1. Que bom ler esta noticia aqui. Com esta noto que Portugal meu país também incluí as crianças nas ameaças que um fogo pode produzir. As crianças sempre gostam de aprender, e se estiverem preparadas e ensinadas podem salvar suas vidas e a dos demais.
    Aqui nos Estados Unidos, os bombeiros todos os anos na época escolar fazem um programa especial. Onde uma das classes é sobre o que fazer em caso que suas casas peguem fogo, e sempre que poderem para marcar o numero 911. Desde terna idade estas crianças são preparadas para estas desgraças quotidianas. Começam logo na pré-escola e vai até á primeira ou segunda classe. Os bombeiros são a alegria desses pequenos seres, sendo sempre recebidos com largos sorrisos.

    ResponderEliminar
  2. Parabens pelo blogue, no meu concelho tambem temos progectos entre os bombeiros e as escolas, desde a primaria e secundarios.

    ResponderEliminar