
A Escola do Ensino Básico do 1º Ciclo de Manteigas recebeu uma sessão de informação sobre “Primeiros Socorros - Gestos que Salvam”, orientada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda, Luís Santos, e pelo representante da Autoridade Nacional da Protecção Civil - Núcleo da Guarda, José Rabaça.
Esta actividade, promovida no dia 27 de Janeiro pela Câmara Municipal de Manteigas através do Gabinete de Acção Social, Educação e Saúde, permitiu que os alunos do 1.º Ciclo de Manteigas e Sameiro aprendessem quais os gestos fundamentais a ter nos primeiros instantes em caso de acidentes em contexto escolar e do quotidiano.
A sessão foi essencialmente prática, pelo que as crianças puderam desenvolver diversas situações de socorrismo, desde a primeira atenção dada ao indivíduo consciente ou inconsciente até ao contacto com 112.
Este trabalho gratificante, deveria ser ministrado por todos os Distritos. Relembrar que é nas crianças que está o projecto do nosso futuro é nelas que deverá ser apostado este tipo de eventos.
Que bom ler esta noticia aqui. Com esta noto que Portugal meu país também incluí as crianças nas ameaças que um fogo pode produzir. As crianças sempre gostam de aprender, e se estiverem preparadas e ensinadas podem salvar suas vidas e a dos demais.
ResponderEliminarAqui nos Estados Unidos, os bombeiros todos os anos na época escolar fazem um programa especial. Onde uma das classes é sobre o que fazer em caso que suas casas peguem fogo, e sempre que poderem para marcar o numero 911. Desde terna idade estas crianças são preparadas para estas desgraças quotidianas. Começam logo na pré-escola e vai até á primeira ou segunda classe. Os bombeiros são a alegria desses pequenos seres, sendo sempre recebidos com largos sorrisos.
Parabens pelo blogue, no meu concelho tambem temos progectos entre os bombeiros e as escolas, desde a primaria e secundarios.
ResponderEliminar