sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Bombeiros da Castanheira do Ribatejo inauguram quartel sem dinheiro para o equipar

O novo quartel dos Bombeiros Voluntários da Castanheira do Ribatejo foi inaugurado pelo Ministro da Administração Interna, mas os soldados da paz não têm dinheiro para equipar a nova casa.
Os Bombeiros Voluntários de Castanheira do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, continuam sem verbas para comprar o equipamento do novo quartel, que foi inaugurado na manhã de sábado, 9 de Outubro.

O presidente da associação dos bombeiros, Carlos Correia, explicou a O MIRANTE que “tal como qualquer associação”, não têm dinheiro, sublinhando que a maior dificuldade a partir de agora será a manutenção do quartel.

Um subsídio extraordinário de cerca de 20 mil euros, que se destina exclusivamente à compra de equipamentos de combate aos fogos florestais, foi uma das ajudas que chegou da Autoridade Nacional de Protecção Civil. “O maior problema agora está em angariar verbas mensais para garantir a manutenção do quartel e a aquisição de equipamentos internos”, assegura Carlos Correia, que anda novamente “atrás das empresas”.

“Foi com muita dificuldade que se compraram 17 camas. Graças à generosidade do vendedor conseguimos ir pagando à medida que nos for possível”, revela. A Junta de Freguesia da Castanheira do Ribatejo também contribuiu com a compra de uma central de telecomunicações.

O projecto e construção do novo quartel, localizado na rua da Cevadeira, teve um custo global de 763 mil euros que foi suportado pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Grande parte do valor - 650 mil euros – decorreu do Plano Estratégico de Responsabilidade Social celebrado com a empresa Abertis que está a construir a Plataforma Logística da Castanheira do Ribatejo.

Carlos Correia reforça, no entanto, que a ajuda da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira não poderia ir mais longe tendo em conta que no concelho existem mais corporações de bombeiros.

Em relação ao futuro, o dirigente revela que gostaria de ter mais bombeiros profissionais. “A população cresce, o voluntariado não aumenta e os empregados mantêm-se”, diz. Por isso, lança um apelo à população: “Quero pedir aos jovens da freguesia que tenham um espírito de voluntariado e se inscrevam no corpo de bombeiros. Peço também a todos para se tornarem sócios da corporação, ajudando desta maneira os bombeiros”.

Carlos Correia garantiu ainda no discurso que enquanto for presidente “não existirá em Castanheira do Ribatejo nenhuma 'quintinha' e se Vila Franca de Xira precisar de ajuda os bombeiros de Castanheira do Ribatejo irão e vice-versa”, concluiu.

A cerimónia de inauguração do novo quartel contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, que salientou no discurso a importância do voluntariado para os corpos de bombeiros.

O Mirante

2 comentários:

  1. lamento mas mereciam melhor pelo pelo o trabalho dos fundadores que já não estão para ver, perderam muitos meses e noites para esta associação ter a história que tem , mas como vivemos numa sociedade invejosa não temos melhor, lamento pelas pessoas que temos há frente destas associações .

    ResponderEliminar
  2. Mereciam melhor devido ao tralho e empenho que tiveram os fundadores deram o seu melhor para que hoje terem melhores condições , devido sistema corrupto e bairrismo não temos melhore ,porque outra associação teve uma secção montada e a população não viu com bons olhos porque todo material que vinha era obsoleto.Continuamos com estas coisas que nos dias que corem não devia de haver . CONTINUAM com necessidades de ter um parque automóvel maior que a principal viatura está num barracão ao abandono aonde já tiraram peças para vender para sustentar vícios como a droga e o álcool. estou muito vivemos na mesma sociedade e de igualdade ,isto para serviço de todos é publico .

    ResponderEliminar