sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Proposta portuguesa de sistema de resposta da UE a catástrofes avança

Ministério da Administração Interna
Gabinete do Ministro
MAI reuniu com comissária europeia Kristalina Georgieva

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, acompanhado pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, e pelo Presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Arnaldo Cruz, recebeu esta tarde a Comissária Europeia para a Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Resposta a Situações de Crise, Kristalina Georgieva.

Na reunião, a Comissária Kristalina Georgieva defendeu a criação de uma capacidade de resposta europeia para situações de catástrofe, uma vez que as recentes catástrofes têm vindo a mostrar a necessidade da Europa se unir numa força conjunta. Essa força deve assentar em princípios como o de salvar vidas, reduzir custos e partilhar meios para uma maior eficiência das operações.

O Ministro Rui Pereira felicitou a Comissária pela apresentação das propostas tendo em vista a constituição do novo sistema de resposta a situações de catástrofe e, especificamente, à formação de uma caixa de ferramentas que constitua uma mais-valia para todos os Estados Membros. Rui Pereira recordou que Portugal já defendeu essa proposta no segundo semestre de 2007, quando assegurou a Presidência da União Europeia.

A Comissária Europeia Kristalina Georgieva agradeceu ainda o empenho de Portugal na disponibilização de meios e deslocação de peritos nacionais, através do Mecanismo Europeu de Emergência, para o Chile e o Haiti.

Portal do Governo Português

Sem comentários:

Enviar um comentário