terça-feira, 26 de outubro de 2010

Projecto de reflorestação vai plantar 1500 carvalhos na Serra da Estrela

São 1500 os carvalhos que serão plantados por voluntários na Serra da Estrela, no final deste mês, foi hoje revelado. O objectivo é ajudar a reflorestar as zonas ardidas pelo incêndio de 2005 no Vale Glaciar do Zêzere.

A acção – que vai decorrer nos dias 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro, por iniciativa da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) – vai ainda incluir a recolha de sementes para produzir novas plantas em viveiro, para futuras plantações.

“Os trabalhos [de reflorestação] serão conduzidos por voluntários e as plantas, germinadas em viveiro, são provenientes de sementes recolhidas na área da Serra da Estrela”, explica a ASE em comunicado.

“Decorridas várias jornadas de reflorestação com espécies arbóreas de folhosas autóctones, importa agora reforçar alguns dos núcleos de regeneração que avaliámos como determinantes e estratégicos, garantindo a sua sustentabilidade e contribuindo para um mais rápido desenvolvimento da vegetação arbórea autóctone, visando a constituição de bosquetes de folhosas em altitude e a recuperação dos solos”.

Público

Sem comentários:

Enviar um comentário