sábado, 13 de novembro de 2010

Chefe dos bombeiros Sapadores morre a combater chamas de um incêndio na baixa

O chefe dos Bombeiros Sapadores do Porto morreu na noite de sábado quando tentava apagar um incêndio num edifício situado na baixa portuense, disse à lusa fonte do quartel.
"Neste momento, o pessoal todo do quartel está lá.
Ele era o nosso actual chefe, o chefe Correia", disse à lusa o elemento dos sapadores que ficou no quartel a atender as chamadas telefónicas.
O incêndio começou por volta das 22:25 e terá sido a derrocada de uma parede que terá provocado ferimentos mortais ao chefe Correia de 52 anos, explicou aquele elemento da coorporação.

(Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.)

Lusa

Chefe dos bombeiros que morreu a combater incêndio era de Lousada

O chefe dos Bombeiros Sapadores do Porto que faleceu, na noite de sábado, durante o combate a um incêndio resida em Boim, Lousada. Manuel Vicente Pereira Correia, 51 anos, casado e com três filhos, um deles menor, era bombeiro profissional há 28 anos. A notícia da sua morte chegou de madrugada através do próprio comandante da corporação.

Bombeiro há 28 anos - “Ele já podia ter vindo embora há cinco anos, mas na altura achou que era demasiado novo. Agora, faltavam-lhe quatro anos para ser reformado”, destacou Filipe Miranda, namorado da filha do chefe dos bombeiros.

Manuel Correia optou por dar continuidade à carreira e, na noite de sábado, estava a liderar a operação de combate a um fogo que deflagrou num prédio ocupado indevidamente na rua dos Caldeireiros, na baixa portuense.

"O chefe de serviço no local estava a fazer, com mais dois homens, uma montagem de serviço para combater o incêndio de um edifício contíguo. Houve o descolamento da fachada onde estava a decorrer o incêndio e essa fachada veio a cair em cima dos homens, tendo vitimado o chefe de serviço", explicou, à comunicação social, o 2º comandante Pais Rodrigues.

À família, a explicação chegou horas depois da tragédia pelo próprio comandante da corporação. “Foi o comandante Carlos Mota, juntamente com uma equipa de psicólogos do INEM, que veio a Lousada dar a notícia da sua morte. Eram cerca das 2h15 e a mulher estava em casa com os três filhos, um deles menor”, revelou Filipe Miranda.

“O comandante explicou o acidente e disse que ele foi ajudar um colega a subir uma escada quando a fachada interior do prédio ruiu de repente. Ainda não percebemos muito bem o que aconteceu. Ele era chefe e devia estar a comandar as operações, não a combater o fogo”, acrescentou o mesmo familiar.

Manuel Correia trabalhou numa fábrica metalúrgica de Lousada antes de ser incorporado nos Bombeiros Sapadores do Porto há 28 anos. Era, segundo os seus comandantes, um bombeiro experiente.

“Ele já tinha tido situações complicadas e, de vez em quando, andava dois ou três dias transtornado com algumas coisas que lhe aconteciam. Mas nunca teve a vida em perigo durante estes anos todos”, recordou Filipe Miranda.

O Verdadeiro Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário